Fortalecendo a participação feminina no setor bioenergético

18/04/2024 Noticias POR: Fernanda Clariano

Evento reúne mais de 500 mulheres no interior de São Paulo, dentre elas produtoras de cana, profissionais de empresas de insumos, jornalistas, consultoras e pesquisadoras

Promover a participação feminina, além de estimular a valorização, o respeito e a equidade de gênero. Esse é o objetivo do Encontro Cana Substantivo Feminino, que aconteceu no dia 21 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto-SP.

Idealizado há 12 anos pela jornalista Luciana Paiva, este ano o evento reuniu cerca de 550 mulheres atuantes no setor, entre produtoras de cana, profissionais de empresas de insumos, jornalistas, consultoras e pesquisadoras.

Luciana Paiva, idealizadora do Encontro Cana Substantivo Feminino

Ao falar sobre a importância do evento, Luciana destaca não apenas a qualidade do encontro, mas também o crescimento significativo da presença feminina no setor ao longo dos anos. “Em 2012, quando o evento teve sua primeira edição, a média de mulheres atuantes era entre 7 e 8%. Em 2023, essa média subiu para 17%, e continua em ascensão”.

As mulheres ocupam hoje cargos de liderança, influenciam decisões e se posicionam de forma assertiva dentro das empresas e durante o evento puderam expressar através de vários painéis com temas relevantes como a contribuição das mulheres para a inovação e boas práticas no setor bioenergético; sua presença na maior feira de tecnologia bioenergética do mundo, a 30ª Fenasucro&Agrocana, e a importância de suas características femininas para integrar a agricultura e a indústria de forma harmoniosa.

Cláudia Tonielo: “Têm momentos difíceis para todo mundo, tanto para homens quanto para mulheres, então faça como a cana, que vira um bagaço e depois se transforma em energia”

Cláudia Tonielo, diretora de RH do Grupo Viralcool e diretora do CeiseBr, participou de um dos painéis discutindo a presença feminina na Fenasucro&Agrocana e destacou na oportunidade como as mulheres estão cada vez mais fortalecidas e protagonistas de negócios e decisões estratégicas.

Outros painéis abordaram a quebra de paradigmas, a presença de mulheres empreendedoras e até mesmo sobre as desigualdades de gênero no futebol, ressaltando a importância de se analisar e combater tais disparidades em diferentes áreas.

O Encontro Cana Substantivo Feminino não apenas celebrou as conquistas das mulheres no setor bioenergético, mas também reforçou o compromisso com a inclusão, a valorização e o respeito às profissionais femininas, consolidando-se como um evento essencial para impulsionar ainda mais a presença feminina neste importante segmento da economia.