/ etanol /

04/03/2010
Voltar a página inicial

Presidente da Cosan confirma parceria e estima `internacionalização´ do etanol brasileiro

Movido por desafios, o atual presidente do Grupo Cosan Açúcar e Álcool, Pedro Isamu Mizutani, acompanhou desde o princípio o crescimento do agora maior conglomerado do segmento do País e participou das principais decisões que levaram a empresa a se tornar a gigante no setor.

Em entrevista exclusiva ao São Paulo Shimbun, Mizutani fala das suas primeiras impressões com o novo cargo de presidente; das expectativas da empresa para o ano de 2010, incluindo a consolidação internacional; além da parceria com a fabricante anglo-holandesa de combustíveis Shell, que deve "internacionalizar o etanol brasileiro".

Considerado um dos principais responsáveis pelo atual patamar atingido pela Cosan, o nikkei ocupa, atualmente, o cargo de vice-presidente administrativo da Cosan S/A, e, desde 2009, é também o presidente da Cosan Açúcar e Álcool, um dos braços da companhia. "Estou muito contente com esse novo desafio. Lógico que a responsabilidade e o trabalho aumen-tam, pois agora sou respon-sável por mais de 45 mil funcionários no período de safra, mas é muito gratificante chegar a esse patamar e acompanhar o crescimento da Cosan", afirmou Mizutani.

Formado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o nikkei ingressou no setor sucroalcooleiro em 1982, ao ser admitido na usina Costa Pinto, pertencente à Cosan, e desde novembro passado responde pela produção de açúcar, etanol e energia a partir de cogeração de cana.

Como não poderia deixar de ser, a recém-parceria anunciada entre a Cosan e a Shell, que, para especialistas, dará início a um novo perfil de investimento no setor de etanol, dominou a entre-vista. A joint venture (parceria) de 21 bilhões de dólares anuais anunciada por ambas as empresas permitirá que a Cosan desenvolva o biocom-bustível de forma mais eficiente graças ao sistema de distribuição global e do sistema varejista da Shell.

 

Fonte: São Paulo Shimbun

Voltar a página inicial

e-mail
Envie essa notícia por e-mail
impressora
Imprimir