Por trás da produção de sementes de amendoim

28/02/2024 Noticias POR: Fernanda Clariano

Seja na delicadeza de uma pequena semente de amendoim ou na robustez de uma safra inteira, a qualidade começa nos campos de produção

No cenário agrícola, a qualidade das sementes desempenha um papel fundamental na produtividade e sustentabilidade da produção. A Copercana destaca-se no cultivo de amendoim e, para garantir os mais altos padrões, investe em consultoria focada na produção de sementes certificadas, com ênfase no compromisso da cooperativa com práticas sustentáveis e padrões de qualidade reconhecidos.

Antes de cada safra, os produtores confiam na qualidade das sementes para assegurar colheitas saudáveis e produtivas e para a Copercana a garantia da qualidade é muito importante.

Além do laboratório de análise de sementes de amendoim na Unidade de Grãos 1 em Sertãozinho, a Copercana mantém um compromisso firme com a sustentabilidade em toda a cadeia de produção. Para isso, as consultorias desempenham um papel necessário, assegurando que o processo de produção de sementes adotado pela cooperativa esteja em conformidade com os padrões de certificação exigidos pelo Mapa.

Técnicas avançadas e profissionais dedicados convergem para garantir que cada semente cumpra seu potencial máximo

Em busca da excelência em seus processos e da constante atualização diante das normas vigentes, o laboratório de sementes de amendoim da Unidade de Grãos 1, liderado por Ercília Silva Ferreira Mazza, encarregada de laboratório, recentemente contou com a expertise da auditora e instrutora Sandra Regina Dias Ferreira.

Sandra foi consultada para validar e aprimorar os processos do laboratório. A consultoria, que se estendeu por três intensivos dias, teve como objetivo verificar a conformidade com as normas regulatórias em constante evolução, assegurando que o laboratório esteja alinhado com as últimas alterações legislativas.

Ao destacar a importância dessa iniciativa, Ercília ressaltou que a consultoria não apenas proporcionou um valioso aprendizado para a equipe, mas também reforça o compromisso do laboratório com a qualidade de seus serviços. “É fundamental estarmos atualizados, não só para aprimorar nossos métodos, mas também para garantir aos produtores que adquirem nossas sementes que somos treinados por órgãos oficiais”.

Durante a auditoria, Sandra não apenas validou os métodos analíticos empregados pelo laboratório, mas também sugeriu possibilidades de melhoria. A troca de experiências entre a consultora e a equipe foi destacada como um elemento enriquecedor para a rotina do laboratório.

Aprimorando os processos

Certificar a produção de sementes vai além da análise laboratorial, é um compromisso com a sustentabilidade, a transparência e a conformidade com os mais altos padrões.

A visita da auditora e instrutora teve como objetivo aprimorar as habilidades dos profissionais que já realizam análises, fornecendo informações atualizadas sobre os processos de análise de sementes de amendoim.

Na busca pela excelência, a Copercana investe em consultoria especializada para otimizar seus processos. Na foto, a auditora e instrutora Sandra Regina Dias Ferreira.

Durante as atividades foram realizados ajustes, introduzidas novidades e oferecida orientação para a interpretação de resultados, abrangendo tanto o teste de tetrazólio quanto a germinação. Sandra ressaltou que a constante atualização é fundamental para a credibilidade do laboratório, que é credenciado pelo Ministério da Agricultura, atendendo aos requisitos da Norma 17025.

Sandra acompanhou de perto as etapas das análises e certificações e, na ocasião, enfatizou a importância da certificação como um processo de controle de qualidade, fornecendo garantia quanto à origem da semente. O produto certificado, segundo ela, possui um rastreamento completo desde sua instalação no campo, passando pelo controle de beneficiamento e tratamento, até a emissão do certificado final.

“O que pude constatar é que além da certificação de sementes a Copercana possui um rigoroso processo de certificação de seus procedimentos em geral, proporcionando benefícios significativos para a exportação. Sua tradição, o know-how e a dedicação dos colaboradores em buscar conhecimento para elevar ainda mais a qualidade das equipes faz toda a diferença, estão de parabéns”.

Edgard Matrângolo Júnior, coordenador técnico da Unidade de Grãos 1 em Sertãozinho-SP

"Durante três dias contamos com a presença da Sandra, que desempenhou um papel fundamental na otimização dos processos em nosso laboratório de análise de sementes. Sua expertise abrangeu desde a observação minuciosa dos procedimentos laboratoriais até o acompanhamento rigoroso da certificação de nossa produção própria”, afirmou o coordenador técnico da Unidade de Grãos 1, Edgard Matrângolo Júnior, que na oportunidade também pontuou: “A Sandra também dedicou sua atenção ao registro de campo de sementes, uma etapa crucial, uma vez que somos produtores de sementes. Sua atuação consistiu em uma revisão detalhada de nossos processos e documentações, assegurando sua conformidade com as recentes exigências do Ministério. Vale ressaltar que uma nova portaria trouxe significativas alterações a esse processo de certificação e produção de sementes”.

Da esquerda para a direita, Jonas Gabriel R. do Nascimento, Sandra Ferreira, RuanBetiol, Aline A. de Araújo e Edgard Matrângolo Júnior, durante auditoria interna na parte de certificação da produção de sementes