Projeto Amendoim da Copercana discute adubação na cultura Live com o professor Crusciol mostrou como e em quais quantidades se deve fazer uso de fósforo e potássio

10/10/2022 Noticias do Sistema POR: MARINO GUERRA

Em busca constante pelo ganho de qualidade na produção de amendoim, colaboradores e agricultores que fazem parte do projeto da Copercana se reuniram de maneira virtual para discutirem a nova recomendação de adubação para a cultura.

O evento contou com a apresentação do professor da FCA/Unesp de Botucatu, Carlos Crusciol, que mostrou os resultados de uma pesquisa, realizada em parceria com a Copercana, que observou diferentes doses de adubação fosfatada e potássica ao longo dos anos de 2020 e 2021 em áreas com teores baixo, médio e alto de cada nutriente.

De maneira geral, os resultados mostraram que é necessária a adubação caso a análise de solo aponte para teores baixos ou médios, tanto de potássio como de fósforo. Se o resultado apresentar alto teor, não é necessário executar o manejo.

O estudo se aprofundou ainda em descobrir a máxima eficiência econômica, ou seja, a relação do preço do amendoim com o valor do adubo nas últimas quatro safras e a projeção para a próxima, e o resultado mostrou que nos quatro cenários que apontaram para a necessidade de nutrição, o produtor perderá dinheiro se não o fizer.

No debate, o diretor comercial agrícola da Copercana, Augusto César Strini Paixão, lembrou da importância em se fazer a análise de solo com qualidade, o que foi corroborado pelo professor, que ressaltou: “Se ele tirar a amostra correta, a recomendação será ideal, se fizer uma amostragem de qualquer jeito, a recomendação pode ser maior que o necessário e isso levar a gastar mais e perder produtividade”.

Outro ponto lembrado pelo engenheiro agrônomo da equipe técnica do projeto, Ruan Betiol, foi quanto a correta construção do perfil de solo, assunto também comentado por Crusciol: “Pego como exemplo da minha família, quando o preço não está bom, o primeiro manejo a ser cortado era a calagem. Isso está errado, quando eu aplico calcário e gesso na dosagem correta eu melhoro a  absorção de nutrientes disponíveis no solo e também de água, o que eleva a resistência da lavoura nas intempéries climáticas e maior resposta a adubação”.

Para saber mais detalhes sobre os experimentos, procure a equipe técnica do Projeto Amendoim da Copercana através do telefone (16) 3946 4200.