18º Agronegócios Copercana: caravanas de produtores participam de palestras

29/06/2022 Noticias POR: Eddie Nascimento - Fernanda Clariano

O décimo oitavo Agronegócios Copercana segue trazendo muita informação, tecnologia e novidades para seus visitantes.

Pela manhã, a feira tem recebido a presença de produtores das cidades de abrangência da Copercana para acompanharem de perto as palestras que também têm sido transmitidas através do canal oficial da cooperativa no Youtube. Todos os conteúdos fornecem informações relevantes que vão auxiliar cada um dos produtores em suas lavouras. Trazemos abaixo um resumo das caravanas que participaram e temas que foram discutidos. 

 

Dia 27 

Cooperados das cidades de Monte Alto, Jaboticabal, Pitangueiras e Cravinhos prestigiaram a palestra ministrada pelo prof. dr. Godofredo César Vitti, falou sobre Nutrição e adubação da cana-de-açúcar.

Na ocasião ele lembrou "Estamos passando por uma crise de fertilizantes e precisamos potencializar o uso desses produtos". Neste sentido ele pontuou práticas corretivas, práticas de manejo, produtividade da cana e principalmente longevidade.

"Essa apresentação visa manter um material com longevidade que é a base de tudo numa época tão difícil como estamos. Porém estamos tranquilos porque a cana-de-açúcar é uma cultura que voltou a ser valorizada. É uma energia renovável, limpa e o Brasil tem tudo pra essa cultura sempre ter uma estabilidade. Praticamente de 12% a 14% da área de cana é reformada e nessa área de reforma é preciso valorizar principalmente junto a Copercana o cultivo do amendoim que é o quarto produto hoje mais exportado para Rússia e Bielorussia". Você pode rever essa live clicando aqui.

Dia 28

A Syngenta discutiu o tema "Solução eficaz para o controle de sphenophorus levis em cana-de-açúcar" e trouxe como convidados João Ulisses de Andrade - consultor AGR Cana e Lupércio Garcia - DTM Syngenta. Do encontro participaram caravanas de produtores cooperados das cidades de Barretos e Guaíra. 

Durante a abertura,  Thiago Fornaziari RTV da Syngenta desejou a todos um bom dia. Falou sobre o acessa Agro da Syngenta aplicativo que gera pontos para os produtores rurais, sendo que os pontos podem ser usados para descontos, compra de itens, nos distribuidores autorizados da empresa como é o caso da Copercana.  

Já João Ulisses de Andrade falou sobre o manejo de sphenophorus e os pontos primordiais de controle no campo. O profissional destacou fatores que interferem na produtividade e até deu uma dica para saber se a cana está indo bem pela contagem das folhas. Ao final Lupércio Garcia forneceu informações sobre o produto Engeo Pleno S, que oferece uma forma mais eficaz de controle contra essa praga. 

Garcia explicou sobre a linha de Produtos herbicidas, inseticidas,  fungicidas, maturado e solução digital Syngenta Digital. Em seguida falou especificamente dos inseticidas da Syngenta focados em cana planta & Cana Soca e do Engeo, ressaltando suas vantagens no combate ao sphenophorus.  Citou o ciclo biológico da praga e os resultados positivos que o produto obteve diante dela. Você pode rever essa live clicando aqui.

Dia 29

Caravanas com cooperados das cidades de Santa Rosa de Viterbo, Santa Cruz das Palmeiras e Frutal lotaram o auditório do Centro de Eventos Copercana - Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, na manhã desta quarta-feira (29),  para a palestra sobre "Manejo biológico de pragas", ministrada pelo coordenador técnico Brasil da Serquímica, Guilherme Lara. 

O profissional falou sobre o mercado de biológico no Brasil, nas principais pragas e na integração de manejos. 

"A ideia foi falar da importância do biológico como ferramenta de manejo integrado e também lembrar das três  principais pragas da cana-de-açúcar: Broca, Cigarrinha e Sphenophorus que se não fizer um manejo adequados delas as perdas são grandes na lavoura", disse Lara que também lembrou que o manejo dessas e de outras pragas  é extremamente importante. Você pode rever essa live clicando aqui.

Dia 30

Fechando a manhã de palestras, na quinta-feira, 30, durante o décimo oitavo Agronegócios Copercana, a Canaoeste realizou a apresentação do tema "Exigências da atualidade no contexto boas práticas agrícolas e certificações". 

Além de associados, participaram da palestra caravanas de produtores das cidades de Severínia, Porto Ferreira, Monte Alto, Pirangi e Paulo de Faria. Durante a abertura, o presidente Fernando dos Reis Filho destacou a importância do encontro e agradeceu a todos os presentes.  Em seguida, a especialista de Processos Agrícolas, Maria Letícia Guindalini Melloni deu início ao tema. Em sua fala inicial Letícia Melloni comentou sobre a implantação do programa de Boas Práticas e Certificações promovido pela Canaoeste. 

Trouxe dados sobre atualidades e sustentabilidade, comentando sobre legislação, mercado global e incentivos fiscais e financeiros. Também na palestra a profissional aprontou os incentivos como o Bonsucro, RenovaBio e Etanol Mais Verde. Outro ponto destacado foram os pilares da sustentabilidade,  o Ambiental,  Social e Econômico.  Depois, cada membro da associação contribuiu com informações sobre o tema. 

O gerente de Geotecnologia, Fábio de Camargo Soldera, explicou sobre o pilar ambiental da Canaoeste e os serviços oferecidos pela associação nessa área. O advogado Diego Rossaneis, assuntos jurídicos e ambientais e os principais serviços que a Canaoeste dispõe. 

O gerente de soluções integradas, Thiago de Andrade Silva comentou sobre o prêmio de pureza e como os produtores podem ter acesso a esse tipo de remuneração. A engenheira-agrônoma e gestora técnica, Alessandra Durigan e o agrônomo André Bosch Volpe falaram sobre os projetos e serviços do departamento agronômico. 

Fechando a palestra destacando o pilar econômico,  o gestor corporativo Almir Torcato comentou sobre as parcerias da Canaoeste e o uso das tecnologias dentro do processo de produção da cana-de-açúcar. Você pode rever essa live clicando aqui.