5ª edição do IRRIGACANA discute a irrigação viável e sustentável para aumentar a produtividade dos canaviais

29/09/2022 Noticias POR: Eddie Nascimento

Em setembro, foi realizado no IAC, a 5ª edição do IRRIGACANA – Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana de Açúcar. O evento discutiu processos de irrigação que sejam viáveis e sustentáveis para aumentar a produtividade dos canaviais.

A cerimônia de abertura contou com a presença da presidente do GIFC, Raffaella Rossetto; do diretor do Centro de Cana do IAC, Mauro Alexandre Xavier; do diretor-geral IAC, Marcos Landell; do presidente da STAB Nacional e Regional Sul, José Paulo Stupiello; do subsecretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Orlando Melo Castro; e, do secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Adriano Quércia Soares.

O diretor do Centro de Cana do IAC, Mauro Alexandre Xavier

"O Centro de Cana do Instituto Agronômico é a casa do canavicultor agradeço a todos que vieram e participaram nesses dois dias de evento", comentou Mauro Xavier.

O diretor-geral IAC, Marcos Landell

"Foi uma satisfação receber esse evento no IAC, já que essa questão da irrigação é algo que chama a nossa atenção", aponta Marcos Landell. O diretor-geral IAC aproveitou para comentar os avanços tecnológicos do instituto em parceria com unidades industriais que produzem cana através da irrigação e citou a importância em ter variedades com essa característica. "Elas têm uma eficiência no uso da água bastante interessante e que vai ajudar a viabilizar essa tecnologia tão importante que é a irrigação".

O presidente da STAB Nacional e Regional Sul, José Paulo Stupiello

Já José Paulo Stupiello analisou a volta das discussões presenciais como de suma importância para os técnicos em cana-de-açúcar. “Esse negócio de ficar vendo lá pelo computador pra cana não funciona. Temos que tratar do assunto como estamos fazendo aqui juntamente com o GIFC”, destacou e acrescentou “A irrigação não é uma ferramenta simplesmente para aumento de produtividade. A tecnologia de irrigação é muito rápida, muda constantemente e estamos ficando atrás de muitos países".

O subsecretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Orlando Melo Castro

“Sempre coloco a questão da irrigação como aquele top um, a cereja do bolo no sistema produtivo. A gente vai evoluindo, ajustando a questão de variedades, manejo de pragas, doenças, adubação, entre outros, e aí você vê que os inputs dependem de água na hora certa, na quantidade certa, principalmente nesse momento que estamos vivendo de tanta mudança climática", comentou Orlando Melo Castro.

O secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Adriano Quércia Soares

"Lá atrás, enquanto eu fazia parte do Conselho Nacional de Irrigação e representava a Conab, discutíamos muito com a ANA (Agência Nacional de Águas) sobre essa questão da irrigação e havia muitas divergências. Sabemos, porém, que com as mudanças climáticas e o avanço da tecnologia outros problemas vão surgindo e cabe a nós discutirmos e buscarmos soluções para vencer esses desafios. Então, é um processo contínuo de aprendizado sendo eventos como o Irrigacana extremamente importantes nesse contexto", explicou durante seu discurso, Adriano Quércia Soares.

A presidente do GIFC, Raffaella Rossetto

O GIFC é o Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana, uma associação sem fins lucrativos fundada no dia 21 de novembro de 2012, em Ribeirão Preto. Este ano, portanto, o GIFC completa 10 anos de existência. "A nossa missão é promover, incentivar e fomentar a evolução dos conhecimentos de toda e qualquer forma de irrigação e fertirrigação da cana e, neste quinto irrigacana, fizemos exatamente isso", destacou Raffaella Rossetto, que completou "Foi um ambiente de bastante liberdade para este tipo de discussão".