60 anos da Copercana: A transformação de coragem e seriedade em força

13/10/2023 Noticias POR: Edição 203 Setembro

Em razão das comemorações dos 60 anos da Copercana, a equipe do Departamento de Comunicação, Marketing e Eventos está produzindo, em formato de um livro-reportagem, o resgate histórico de toda a trajetória da cooperativa. O conteúdo será reunido na edição de um livro que será lançado em 2023 ao longo das comemorações dos 60 anos da Copercana, contudo, mediante a importância para a história do cooperativismo e do agro nacional, e ao simples fato de que ações bem-sucedidas precisam ser propagadas, ele também será publicado, na íntegra, nas páginas da Revista Canavieiros, sendo entregue em mais de 25 mil endereços. Esta edição traz o nono capítulo que explica um tripé virtuoso formado entre cooperativa, rede de supermercados e comunidade.

 

 

O “superportal” para a sociedade

 

Dentre as diversas funções de uma cooperativa, a mais nobre delas é o desenvolvimento da sociedade que ela está inserida, o que acontece de diversas maneiras. A primeira delas está relacionada com o crescimento econômico dos atores que a compõem, que resulta na criação de uma cadeia de prosperidade e oportunidades, pois quando um determinado segmento cresce numa região, ela se transforma num polo que tem uma forte demanda de produtos e serviços.

A segunda se trata da divisão dos resultados de uma organização cooperativista, isso porque ao contrário de uma empresa, que via de regra possui um dono ou alguns sócios, uma cooperativa é formada por um grande número de pessoas que decidem em conjunto o destino dos resultados, num círculo virtuoso, pois mesmo se for distribuído ou reinvestido, boa parte dos recursos permanecerão ou trarão novos frutos para a região de atuação.

As ações de cunho social e ambiental também são uma marca forte do cooperativismo que vão desde a realização de eventos para arrecadação de recursos destinados às entidades assistenciais até o investimento na implantação de projetos internos como de gestão de resíduos e educacionais.

A quarta via do desenvolvimento social está na implementação de novos ramos de atividade que, como os outros precisam trazer resultados, mas possuem uma ligação mais forte com a comunidade em geral, ao invés de um foco específico ao corpo de cooperados, razão de existir da maioria dos negócios de uma cooperativa, sendo os supermercados o maior exemplo ao longo dos 60 anos da Copercana, isto porque, além de criar mais uma rede de varejo de atuação regional, trazendo concorrência frente a grandes marcas (algumas até mesmo multinacionais), sua existência é uma grande fonte de empregos diretos e indiretos.

Como referência, hoje a rede emprega diretamente cerca de 650 colaboradores (40% de todos os postos de trabalho da Copercana), contudo é preciso ressaltar que ainda há uma grande gama de funções desenvolvidas por terceiros, como de limpeza, por exemplo, funções administrativas absorvidas pelos departamentos internos da cooperativa, como contabilidade, informática e marketing e, ainda uma relação forte com prestadores de serviço, como profissionais da construção civil, manutenção de máquinas e equipamentos e comunicação visual.

Nascida em Pitangueiras na década de noventa com uma loja piloto, a rede de supermercados da Copercana deu seu primeiro passo com a inauguração da primeira unidade de Sertãozinho, localizada na rua Pio Dufles, em frente da loja de ferragens, em 1999.

O negócio surgiu através da percepção de Antonio Eduardo Tonielo na oportunidade de ofertar para a cidade uma loja com uma estrutura diferenciada, tanto relacionada à comodidade, pois os mercados da cidade na época não contavam com ar-condicionado, como um mix de produtos diferenciados, que o consumidor só encontrava nos hipermercados de Ribeirão Preto.

Logo no início do século foram inauguradas as filiais de Serrana e Pontal. A rede voltaria a crescer somente dez anos depois com a chegada em Jaboticabal e ganharia sua sexta loja, a segunda de Sertãozinho, em 2018.

Passados quase 30 anos de atividade, houve uma pausa na expansão para se concluir um grande projeto de reformulação das unidades e também readequação logística, através da ampliação do Centro de Distribuição e da estrutura comercial, com a implementação de ferramentas tecnológicas e a contratação de consultores para auxiliar na gestão dos dados e aproximação cada vez maior com os clientes, para então entrar novamente numa nova era de novas lojas.

“Se perceber, os supermercados sempre trabalharam na linha de ofertar produtos diferenciados numa estrutura mais confortável para os seus clientes, isso fica evidente depois da segunda unidade de Sertãozinho e a finalização das reformas das lojas de Pontal, Serrana e a primeira de Sertãozinho, todas elevando o padrão supermercadista de cada município”, disse o superintendente comercial, Ricardo Meloni.

Dentre as novidades implementadas nas reformas estão a instalação de self-checkout, ampliação das rotisserias, nova comunicação visual, bem como gôndolas, balcões e refrigeração modernos, além da implantação (como projeto piloto na unidade um de Sertãozinho) de um empório, com produtos exclusivos e de primeira linha atendendo a uma demanda carente no comércio local e com o horário de funcionamento ampliado seguindo o do supermercado.

Como em diversos outros negócios da cooperativa, nos supermercados a Copercana também tomou um caminho diferente em relação à grande maioria das cooperativas agropecuárias do Estado de São Paulo, que foram vendendo suas lojas até encerrarem completamente a atividade.

E essa permanência se deu mais uma vez graças a visão diferenciada de Antonio Eduardo Tonielo, que soube ajustar o caminho fazendo com que, através da vinda posterior de Marcio Meloni, profissional com grande experiência no cooperativismo de crédito, numa diretoria específica para o varejo, proporcionou um ganho de 35% no faturamento dos últimos cinco exercícios, fechando 2022 com a entrada aproximada de R$ 225 milhões.

“O tempo mostrou que a Copercana acertou em manter e ampliar a sua rede de supermercados. Quando cheguei para assumir a diretoria de varejo confesso que me assustei com o tamanho do desafio, pois no cooperativismo de crédito, além dos serviços, nós basicamente vendíamos um produto, o dinheiro. Quando me deparei com uma relação de 14 mil itens que há dentro de uma loja, percebi a magnitude do negócio, porém como a função de um gestor é montar bons times, então comecei a colocar em prática um plano focado na busca de conhecimento, pois através dele vamos conseguir desenvolver as ferramentas necessárias para finalizar o plano de reforma e colocar em prática os projetos de expansão”, explicou Marcio Meloni.

 

A relação entre o supermercado e a Copercana

“Tenho certeza que se a Copercana não tivesse as operações de varejo ela seria muito menos conhecida do que é hoje”, esta constatação, feita por Marcio Meloni, ilustra apenas uma das diversas importâncias dos supermercados para a cooperativa, que é levar a marca da cooperativa, e em consequência do cooperativismo agropecuário, para a casa de um púbico distante e, com isso, de um modo lento, homeopático, ir transferindo os valores da atividade, que inclusive vão além da relação de compra e venda, através da distribuição de prêmios com as diversas campanhas e também emocionando com a realização das tradicionais carreatas de Natal.

A questão financeira é outro ponto de muito valor, isso porque ele contribui de maneira bastante intensa na geração de caixa diário da cooperativa, tendo em vista que em 2022 entrou algo em torno de R$ 615 mil diários, o que é importante considerando que boa parte de seu principal segmento de negócios (a venda de insumos) é negociada com datas fechadas de pagamento.

Por fim, os supermercados também são um apoio fundamental para o fornecimento de mantimentos nos diversos eventos organizados pela Copercana, desde as balas distribuídas na carreata até as bebidas dos jantares e shows, tudo sai do mercado, o que facilita a logística de entrega e também os custos das ações.

Ressurgido a pouco tempo, a previsão que a atividade supermercadista acompanhe os outros negócios e entre no próximo ciclo de 60 anos de uma maneira muito mais forte e com isso o superportal já aberto para a população em geral se amplie ainda mais.