A importância do levantamento planialtimétrico para a propriedade rural

Artigos Técnicos POR: Creomar Peres

O levantamento planialtimétrico é realizado para se ter uma precisão do relevo como se fosse um raio-x da propriedade, servindo de base para traçar as estratégias de conservação do solo, curva de nível ou terraço. Também é utilizado para identificar pontos da propriedade onde podem ocorrer erosões.

Com esse trabalho em mãos, a equipe da Canaoeste consegue, com o auxílio de um software, traçar linhas de plantio de forma que elas fiquem mais longas, evitando matações e, dessa forma, aumentar a eficiência das operações mecanizadas, desde o plantio até a colheita.

Quando é preciso fazer um levantamento planialtimétrico?

Na cultura canavieira normalmente esse trabalho é realizado na renovação do canavial, após a colheita, com o objetivo de otimizar ao máximo o uso do solo através do dimensionamento do tamanho dos talhões, da conservação do solo e do posicionamento das linhas de plantio, de uma maneira mais aproveitável para as operações mecanizadas.

Benefícios:

  • Precisão do relevo, indicação do posicionamento das curvas de nível ou terraço;
  • Visualização de onde será necessário inserir curvas de nível;
  • Otimização do plantio;
  • Dimensionamento adequado dos talhões e das linhas de sulcação;
  • Economia de combustível e insumos;
  • Aproveitamento do tempo;
  • Operações feitas com mais eficácia.

Como é feito o levantamento planialtimétrico?

Ao chegar na propriedade rural, o profissional circunda toda a área. Em seguida, realiza a instalação do aparelho GPS (base - ponto fixo) e configura o rover (ponto do GPS utilizado para rodar a área). Depois disso, o topógrafo detecta as diferenças no relevo, fazendo o mapeamento da propriedade o mais próximo possível da realidade. No escritório, o arquivo com as informações coletadas no campo vai para o software, que gera a situação topográfica do relevo em relação às curvas de nível e terraço, possibilitando a criação de linhas de cana e projetando-as de maneira racional, viável e rentável para o produtor.

Figura 1: propriedade rural da região de Jardinópolis onde será feito o levantamento planialtimétrico / Fonte: Canaoeste