A maior feira internacional de tecnologia agrícola volta a receber o público

31/05/2022 Noticias POR: FERNANDA CLARIANO e Eddie Nascimento


A 27ª edição da Agrishow apresentou novidades para o desenvolvimento do agro e recebeu lideranças e um público vindo de vários cantos do Brasil e do mundo

 

Uma vitrine de tecnologia e inovação para o campo, a Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, considerada uma das maiores do mundo, voltou em sua 27ª edição a receber o público após dois anos sem evento presencial por causa da pandemia da Covid-19. Com cerca de 800 expositores brasileiros e estrangeiros, a feira reuniu o que há de mais moderno para atender às necessidades de um setor que não parou de crescer.

A cerimônia de abertura da feira contou com a presença do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; do presidente da República, Jair Bolsonaro; do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes; do presidente da Agrishow e secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro; além de ministros, senadores, deputados, prefeitos de outros municípios e lideranças setoriais com atividades relacionadas ao agronegócio.


O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da abertura da 27ª Agrishow e após a cerimônia andou pela feira

 

No seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a importância do setor para o país. “Fazemos o possível por todos aqueles que produzem e cada vez mais queremos que o estado participe das decisões de cada um de vocês. Estado bom é aquele que não interfere, dá liberdade a quem quer produzir. Mais do que colaborarem e muito com nosso PIB, os senhores colaboram com a segurança alimentar. Colaboram não, garantem a segurança alimentar do nosso Brasil e grande parte do mundo afora”, afirmou o presidente que ainda destacou. “O mundo não sobrevive sem os alimentos do Brasil. A agricultura brasileira está dando certo e temos de trabalhar, uma vez que nosso governo não quer atrapalhar quem produz”, afirmou Bolsonaro.

Já o ministro Marcos Montes destacou a força do produtor rural brasileiro e ressaltou a atuação do agro durante o período de pandemia, o qual os produtores rurais mantiveram a produção de forma a abastecer o mercado interno e atender aos compromissos internacionais. “Vivemos a pandemia, algo que mexeu com o mundo todo e, claro, com o Brasil. Mas que mexeu pouco com a produtividade do homem do campo, com os homens que constroem este país. A nossa indústria não parou, o nosso produtor não ficou em casa, foi ao campo, como sempre faz, diuturnamente trabalhando.

É por isso, com a tecnologia, a ciência, a tenacidade, a persistência do homem do campo e a fé da indústria no homem do campo que o Brasil do campo teve um eco de vitória”, disse o ministro. “O Brasil precisa continuar crescendo, mas necessitamos de investimentos para continuar produzindo e não há outro caminho. Precisamos modernizar as máquinas agrícolas e voltar a administrar a abundância e não a escassez, e o Plano Safra é essencial para isso”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, João Carlos Marchesan, que ainda reinterou. "Precisamos de um Plano Safra compatível, que considere que 50% das máquinas no campo têm mais de 15 anos de idade, que o parque precisa ser modernizado”.

Diretor do IAC é homenageado durante a 27ª Agrishow

O diretor geral do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Marcos Landell, foi homenageado na abertura da 27ª Agrishow. Reconhecido por sua grande influência no setor sucroenergético, Landell tem experiência na área de agronomia, com ênfase em melhoramento genético e seleção de novas variedades de cana-de-açúcar. Graduado em agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o pesquisador é uma das maiores autoridades na área de cana-de-açúcar. Há 40 anos atua no IAC, onde construiu e mantém modernizado um dos quatro programas brasileiros de melhoramento genético da cana-de-açúcar junto à equipe por ele liderada. O de maior repercussão é o manejo usando a matriz do terceiro eixo, uma estratégia de mitigação de déficit hídrico, situação que tem sido muito acentuada nos últimos anos no Centro-Sul do Brasil. Essa tecnologia proporcionou a produtores ampliar suas produtividades
em 30%.


Landell: “Esse reconhecimento se estende a toda pesquisa agrícola nacional”

 

Landell falou com satisfação da homenagem que lhe foi prestada. “Recebo essa homenagem com muita honra e feliz por esse reconhecimento que se estende a toda pesquisa agrícola nacional. Assim como a Agrishow, que é uma prateleira de tecnologias, o Instituto Agronômico, por exemplo, é também um grande seleiro de novas tecnologias.

De junho até dezembro, lançamos 26 novas cultivares de sete espécies diferentes e não só cana, mas café, citros, mandioca, amendoim e batata”, disse o pesquisador que reforçou ainda que a pesquisa agrícola da Apta, do Instituto Agronômico oferece aos agricultores, todas as possibilidades para que eles sejam verticalizados e haja sustentabilidade em suas atividades. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e presidente da Agrishow, Francisco Matturro, comemorou a escolha do homenageado deste ano. “Em 2018, a Agrishow homenageou o pesquisador e coordenador da Apta, Orlando Melo de Castro. Em 2019, o homenageado foi o pesquisador da Embrapa, Silvio Crestana, e agora estamos lisonjeados em poder prestar homenagem ao Marcos Landell, que é uma referência em pesquisas com cana-de-açúcar. É muito gratificante ter esses três pesquisadores homenageados”, comentou Matturro.

Novidades

Durante os cinco dias de evento, a feira apresentou várias atrações e novidades para atender às demandas dos produtores rurais em termos de produtividade, eficiência, sustentabilidade e rentabilidade. Um dos estandes que trouxe grande repercussão foi o da John Deere. Isso ocorreu pela presença de uma máquina imponente, o trator 9R. O veículo agrícola, considerado um dos maiores do mundo, pesa 21 toneladas e possui cerca de 3,6 metros de altura e 4 metros de largura.

O tamanho não foi a única coisa que impressionou quem visitou o estande, pois a máquina possui sistemas embutidos como de telemetria e um software de gerenciamento remoto das operações da máquina. O trator é voltado para grandes propriedades agrícolas, nas quais as janelas de plantio e preparo de solo são pequenas. “Criar diferenciais que atendem às necessidades dos clientes é um dos compromissos da companhia. Estamos focados em oferecer soluções que permitam reduzir custos, aperfeiçoar a demanda de trabalho, possibilitar mais disponibilidade aos produtores e, principalmente, aumentar a produtividade”, disse o diretor de Vendas da John Deere para o Brasil, Marcelo Lopes.

A arte para dentro do campo

Quando pensamos em grafite, nos arremetemos aos grandes centros urbanos, mas nesta edição da Agrishow, a feira mostrou que o urbano e o campo se atraem perfeitamente. No ano passado, a Massey Ferguson completou 60 anos de história no Brasil e uma das ações foi o concurso “A arte de colher mais”, onde foram convidados artistas grafiteiros de todo o Brasil. Dos mais de 30 participantes, seis foram selecionados para uma disputa on-line que contou com aproximadamente 12 mil votos. Dois profissionais foram escolhidos, eles receberam uma premiação em dinheiro e puderam pintar suas obras ao vivo em duas colheitadeiras no estande da marca durante a Agrishow.

“É muito importante essa oportunidade de colocar o meu trabalho dentro de um espaço diferente do que estou acostumado e poder atrair outro tipo de olhar. Minha obra foi intitulada “Mãos na terra”, a intenção foi de reforçar a ideia do contato do ser humano com a natureza, de tu poderes plantar, colher e remete também aos nossos antepassados”, disse o grafiteiro de Pelotas-RS, Guilherme Endres Soares. “A empresa mudou muito a proposta de contato direto com o cliente. Estamos trazendo o urbano para o campo e fazendo toda essa integração. O cliente que adquiriu essa máquina ficou bem satisfeito com o resultado final da pintura e a nossa ação foi um grande sucesso”, comentou o coordenador de marketing produto, Rafael Herzer.

O produtor rural, Adilson Aparecido Legoli, que cultiva soja na região de Itápolis-SP, falou sobre o fato de adquirir a colheitadeira nesse momento de expansão da sua área de produção e pelo fato da máquina ser diferenciada das outras. “É bastante gratificante poder adquirir mais uma colheitadeira porque o agro não para, está crescendo cada vez mais e temos que estar preparados para poder ‘dar conta do recado’ e efetuar as colheitas. Estamos ampliando a nossa área de grãos e se Deus quiser vai aumentar a produção. Quero parabenizar o profissional pelo belo trabalho, estou bem contente porque essa arte representa a mulher e o homem do campo”, pontuou Legoli.

Trator robusto com tecnologia alemã

Novata em solo brasileiro, montadora alemã Fendt mostrou a sua linha de máquinas inteligentes. A coletiva de imprensa realizada no estande da empresa teve a participação do diretor Fendt America do Sul, José Galli, do vice-presidente Fendt e Valtra América do Sul, Marcelo Traldi e do embaixador da Fendt na América do Sul, Felix Glas. Além de falar sobre as tecnologias da empresa, durante a coletiva foram trazidos números da Fendt, além do projeto de expansão da marca no Brasil. Os executivos comentaram em detalhes sobre os tratores Fendt Vario 900 G7 e Fendt Vario 1000 G3, as novas gerações de tratadores da marca e também sobre a plataforma Fendt Connect, que permite ao agricultor ter informações em tempo real por meio de telemetria.

Óculos Tecnológico

Com um estande que reuniu diversas ativações tecnológicas, a John Deere trouxe para Agrishow o Instant Expertise Everywhere, ferramenta de comunicação, que utiliza um capacete com ‘Smart Glasses’ (óculos de realidade aumentada), para facilitar o contato entre a fábrica e o técnico responsável pela manutenção. No campo, na prática, os óculos conectam o técnico que está na máquina, um especialista técnico em qualquer lugar do mundo de maneira que, além da interação por imagens, é possível ainda fazer um fluxo de comunicação. O objetivo, segundo a John Deere, é evoluir com os processos de atendimento aos clientes no campo, reduzindo bastante o tempo de manutenção das máquinas encurtando distâncias e tornando o trabalho mais eficiente.

Programa Cana IAC

O Instituto Agronômico expôs seu pacote tecnológico de variedades. Os visitantes puderam conferir de perto as cultivares IACCTC07-7207, IACCTC05-5579, IACCTC06-5732, IACCTC08-9052, IACSP02-1064, IACSP04-6007, IACCTC05-2562, IACCTC05-9561, IACCTC07-8008, IACSP01-5503, IACSP95-5000, IACSP93-3046, IACSP97-4039 e IACSP95-5094. Além das novidades, os interessados puderam se informar sobre o sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB) do IAC e a tecnologia Invicta.

Inovação e representatividade feminina no agro

A feira não teve só supermáquinas, tratores e tecnologias, teve também um espaço para as mulheres mostrarem a força feminina no agro “Agrishow Pra Elas” que se tornou um ponto de encontro das mulheres na feira e proporcionou um espaço para elas fazerem networking e compartilharem histórias e experiências.

O “Salto Agro - elas por elas”, também foi um sucesso durante a feira. O evento reuniu pecuaristas, agricultoras, estudantes, mulheres do agro que fazem a diferença e contou com palestras e histórias de vida e empreendedorismo feminino no meio agro, que desmistificam a questão da predominância masculina no meio.


Renata Arnandes: “A mulher é a força do agro e pode estar onde ela quiser”

 

Emocionada, a diretora do Departamento de Gestão Estratégica da Apta - Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócio, Renata Arnandes, falou sobre sua experiência no ramo da pesquisa e sobre a conquista do seu espaço. As empreendedoras Natália Zanon e Greice Joviane deram continuidade à pauta de incentivo ao comentarem suas histórias de trabalho e sucesso no agro.

Espaço dedicado a produtores artesanais

No espaço criado pela Secretaria de Agricultura, as estrelas não foram as máquinas e equipamentos e sim uma variedade de produtos artesanais produzidos por cerca de 80 pequenos e médios produtores rurais que puderam apresentar os seus produtos.

Quem visitou o pavilhão pode prestigiar os trabalhos feitos com muito carinho pelos expositores e se deliciar com uma variedade de queijos, mel, cachaça, vinho, azeites, cervejas e charcutaria vindos de vários lugares do país. Essa iniciativa objetivou a fomentação, divulgação e comercialização dos produtos artesanais.

A feira bateu recordes

11 bilhões e 243 milhões em negócios. Este é o resultado apurado pela organização da 27ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) realizada recentemente em Ribeirão Preto. O valor deste ano é quase o dobro do que foi registrado na edição anterior, em 2019, que foi de R$ 6 bilhões. A marca foi comemorada pela organização da feira que realizou uma coletiva de encerramento e trouxe os números oficiais.
Participaram da coletiva de encerramento, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; o presidente da Agrishow e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturo; o presidente de honra da feira, Maurílio Biagi Filho; o presidente do Conselho da Abimaq (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos), João Carlos Marchesan, e o Vice-presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), Pedro Estevão.

“Esta edição trouxe números fabulosos, comparando com 2019, houve um aumento de 30% de visitantes e quase 300% de faturamento. Também movimentou o mercado de turismo e alimentício de Ribeirão, sem contar os números expressivos de empregos temporários criados para nossa cidade e região, num raio de 100 quilômetros”, comentou Duarte Nogueira.

Para João Carlos Marchesan, a Agrishow mostrou a importância do investimento na agricultura e tecnologia. “É preciso investir na área da agricultura brasileira. Além de evitar a insegurança alimentar, que hoje pode ser uma realidade com a guerra na Ucrânia, também precisamos trabalhar para melhorar ainda mais a nossa agricultura”, citou Marchesan que acrescentou. “Hoje, o Brasil tem mais de 50% do maquinário agrícola com mais de 15 anos de uso. Com essa quantidade de vendas de máquinas e equipamentos em 2022, podemos ter uma boa estimativa para as produções nos próximos anos”.

Já Francisco Matturro comentou que a edição 2022 da feira de tecnologia representou uma melhoria na organização e produção agrícola brasileira. “Durante três anos tivemos uma desorganização no setor de suprimentos, o que eleva os custos e consequentemente os preços. Na outra ponta, temos maquinários hoje superiores há três anos, o que implicou no aumento dos valores, por uma defasagem tecnológica, comparando com 2019. Então quando você traz melhorias, diminuindo os custos, também diminui os preços”, explicou Matturro.


Coletiva de encerramento trouxe os números da Agrishow 2022

 

A Agrishow 2022 em números

Os números consolidados de R$ 11,2 bi consideraram intenções de compras em máquinas agrícolas, irrigação e armazenagem. A movimentação financeira poderá ser ainda maior, já que muitas vendas iniciadas no evento ainda seriam concluídas. Os dados também deixaram de fora a contabilização da venda de insumos e outras atividades como, por exemplo, caminhonetes.
Além do recorde em negócios, a Agrishow também teve um crescimento no número de visitas. 193 mil pessoas passaram pela Fazenda Tecnológica - local que abriga a Agrishow - nos cinco dias de evento. Em 2019, esse número foi de 150 mil.

Um estudo realizado pelo Ciet (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo foi além e trouxe dados positivos sobre o público que visitou a Agrishow 2022. Segundo o Ciet 85,2% dos participantes eram de fora da região Metropolitana de Ribeirão Preto.
Outro impacto positivo da Agrishow foi o econômico. Durante os dias em que se desenrolou a feira, houve quase R$ 400 milhões de reais em gastos totais dos turistas, sendo um gasto individual, no período, de R$ 2.901.

A pesquisa apontou ainda que:

• 41,7% dos visitantes ficaram em hotéis,
• 33,4% optaram pelo bate/volta e não se hospedaram,
• 12,2% alugaram imóveis por plataformas ou aplicativos de hospedagem,
• 6,3% se hospedaram em casas de amigos ou parentes,
• 4,9% ficaram em hostels ou albergues.

Diretores da Copercana visitaram a 27ª edição da Agrishow

O diretor-presidente executivo da Copercana, Francisco César Urenha, o diretor comercial Varejo, Marcio Meloni e o diretor financeiro e administrativo da Copercana, Giovanni Rossanez, visitaram a 27ª Agrishow e na oportunidade prestigiaram os parceiros presentes na feira