atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

A recessão mundial e o setor

20/08/2019 Agronegócio POR: Revista Canavieiros
Por: Marino Guerra
 
Em visita ao estande da Copercana durante a Fenasucro 2019, o presidente da Unica, Evandro Gussi, conversou com a reportagem da Revista Canavieiros sobre prováveis conseqüências para o setor caso o mundo entre em recessão num futuro próximo.
 
Sua primeira constatação é de que dificilmente haverá este cenário, isso porque ele enxerga a economia americana e chinesa bastante robusta, impedindo uma queda brusca.
 
Contudo, mesmo se o caos vier, ele entende o mercado de açúcar pouco afetado, até porque o problema de preços do produto está mais relacionado com a produção subsidiada da Índia do que uma conjuntura mundial.
 
Nesse segmento ele vê inclusive que o mercado chinês vai demandar pelo menos 10 milhões toneladas-ano, isso considerando que sua produção atual é de 10 milhões com tendências claras de depreciação desses números, em especial causada pela área de beterraba.
 
Sobre o etanol, o líder setorial identifica um crescimento de consumo interno considerável com o início do RenovaBio e ainda vislumbra um mercado asiático se abrindo com as possíveis misturas na gasolina na China, Índia e Tailândia o que vai gerar oportunidades não somente de exportação do produto em si, mas também de transmissão de tecnologia de produção.
 
+ na Revista Canavieiros