atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

A relação entre correr e cooperar

20/11/2017 Noticias do Sistema POR: Revista Canavieiros
Por Marino Guerra

A corrida é um esporte individual, ao longo de um percurso o atleta pode percorrer sem precisar de ninguém, aliás dependendo da capacidade de foco do praticante, ele consegue atravessar quilômetros sem ao menos pensar em ninguém.

A frase acima pode até fazer sentido a um ou outro atleta, porém existe uma lei da vida que, felizmente, nos impede de se desenvolver individualmente, a de que ninguém não chega a lugar algum sozinho, por mais que queira se isolar, e tem algumas pessoas que fazem um esforço monstruoso para isso, chega uma hora que é impossível não pedir um conselho, não querer contar ou escutar uma história.

O cooperativismo pode ser identificado como um dos graus mais avançados do lado social humano, onde um grupo de pessoas, que possui interesses em comum, se une para conquistar determinado objetivo.

Na corrida cooperativista que promoveu no mês de setembro, a intenção da Sicoob Cocred foi justamente criar a noção da importância do trabalho em equipe, logo da prática cooperativista, em algo que sempre pareceu tão individual.

O resultado da iniciativa foi nítido, casais onde um integrante que era mais experiente tinha que esperar o outro novato ou então duplas que almejavam tempos e classificações baixas traçando estratégias para conquistar a performance pretendida.

No final se percebia um sentimento de satisfação, tanto pela chegada individual, como pela conquista do parceiro (a). Sentimento de realização comum para quem já tem uma cooperativa ao lado no dia a dia.