A revolução no mundo dos transportes

05/04/2021 Noticias POR: FERNANDA CLARIANO

A retomada verde vem acelerando a busca por soluções sustentáveis no setor de transportes

 

A pandemia continua e segue impactando o mundo, mas o setor de transportes iniciou uma retomada a partir de agosto passado e não há sinais de desaceleração. O agronegócio segue forte e, de acordo com projeções da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, a produção total de grãos na safra 2020/21 deverá chegar a 264,8 milhões de toneladas, alta de 7,9 milhões de toneladas se comparada com a safra 2019/20, quando a colheita foi de 256,94.

Do outro lado, a recuperação da produção industrial também vem demandando muitos caminhões e fazendo a economia girar. De acordo com a projeção da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em 2021 o mercado de caminhões deverá crescer 15% na comparação com 2020.

Dados esses números, recentemente executivos da Scania Brasil, uma dos principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, ônibus e de motores industriais e marítimos conversaram virtualmente com a imprensa para apresentar um balanço sobre o desafiador ano de 2020, as expectativas para 2021 bem como as ações desenvolvidas pela rede de concessionária que não parou mesmo com a pandemia, para seguir dando apoio aos clientes e continuidade a um sistema de transporte mais sustentável.

Barral: “A nossa jornada liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável seguirá cada vez mais transformadora”

“Vivemos um ano de 2020, atípico fora de toda realidade, enfrentamos desafios enormes, mas fomos aprendendo, nos adaptando, nos superando, enfrentando toda essa situação de desafio e nos transformando não só como indivíduos, mas sociedade e a própria empresa. Mesmo diante todas as diversidades, em nenhum momento a Scania perdeu o foco no cliente e o propósito de liberar transmissão num sistema de transporte muito mais sustentável, ou seja, reforçamos o nosso compromisso em meio à pandemia, pois o foco era a rentabilidade do transportador com foco na sustentabilidade”, afirmou o vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral, destacando também “em 2021, ainda temos incertezas que não deixam algumas projeções avançarem, mas estamos otimistas. e, a nossa jornada liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável seguirá cada vez mais transformadora”.

Serviços

O diretor de serviços da Scania Brasil, Marcelo Montanha, acredita num acréscimo de 38% nas vendas dos programas de manutenção Scania e de 26% no portfólio (carteira de planos ativos). “O ano de 2020 foi o melhor da história de serviços em muitos indicadores, mas acredito que nossa maior realização foi a resiliência com que nossa rede de concessionárias e nossas equipes de oficina enfrentaram as situações adversas que se apresentaram”. Montanha também destacou a maior proximidade com os clientes para apoiá-los e propiciar a máxima rentabilidade em seu negócio por meio das soluções oferecidas. “Nossas soluções oferecem todo o suporte que o cliente precisa. Além disso, na conectividade cresceremos sem parar e estamos comemorando a marca de 40 mil veículos ativos”.

Mercado

No mercado fora de estrada é esperado mais um ano forte da mineração, a continuidade das obras de infraestrutura do governo federal, do reaquecimento da construção-civil e do setor sucroalcooleiro (pouco impactado pela crise e com forte demanda para soluções de biometano), além da renovação das frotas do segmento florestal.

“Temos um fator de instabilidade e a incerteza que é a questão da pandemia, mas a expectativa é positiva em outros fatores. Temos outra safra recorde em curso, o setor de construção civil crescendo também, obras de infraestrutura que vão continuar em 2021. A parte de mineração no segmento fora de estrada também muito forte e vai continuar forte. Tudo isso da uma perspectiva positiva para 2021. Acreditamos muito no número da Anfavea de um crescimento da ordem de 15% do mercado de caminhões no Brasil em 2021”, comentou o diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, Silvio Munhoz.

Acelerador Inteligente

A Scania lançou o Acelerador Inteligente, um opcional que soma mais 5% e eleva a 20% a economia de combustível da Nova Geração de caminhões da rede. Veículos equipados com o acessório farão parte da linha 2021/2022. A economia adicional de 5% do equipamento foi comprovada em testes de campo utilizando caminhões com carretas tipo “vanderleia” e LS (três eixos), composições nove eixos (rodotrem) e diferentes tipos de tração como 6x4 e 6x2, no transporte de grãos, carga frigorificada, combustíveis e outros.

O funcionamento do acelerador inteligente está ligado a uma análise do peso do veículo, da posição do pedal de aceleração e deslocamento do modelo, para evitar acelerações bruscas e desperdício desnecessário de combustível. Dessa forma, o veículo é conduzido de forma mais confortável e econômica preservando outros componentes do trem de força e os freios. O sistema trabalha de forma automática e desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo (posição do Kickdown), entendendo que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração do veículo.

Munhoz: “A economia de diesel é essencial para a saúde financeira das empresas de transporte, além de contribuir significativamente com o planeta”

Além disso, o acelerador inteligente é um aliado importante no cumprimento da meta da rede de concessionárias para reduzir em 20% as emissões de CO2 de seus veículos em circulação até 2025. “Sabemos que a economia de diesel é essencial para a saúde financeira das empresas de transporte, além de contribuir significativamente com o planeta e a sociedade ao reduzir as emissões de gases poluentes”, afirma Silvio Munhoz.

Uma linha movida a GNV e/ou biometano

A dependência 100% ao diesel fica cada dia mais difícil de ser defendida do ponto de vista da sustentabilidade para melhorar o planeta. As emissões de CO2 contribuem para o aumento da poluição global. Cada dia mais, embarcadores incentivam seus transportadores a colocarem em suas frotas alternativas ao diesel.

D’Angelo: “Mesmo com os impactos da pandemia, não deixamos de acreditar no setor, estivemos ao lado dos nossos clientes e lançamos o primeiro ônibus rodoviario movido a gás”

Já o mercado de ônibus registrou em 2020 o mais forte impacto negativo pela pandemia tanto em vendas quanto para as empresas e clientes. De acordo com projeções da Anfavea o mercado de ônibus em 2021 deverá ter alta de 13% nas vendas da indústria em comparação ao período anterior.

“O ano de 2020 não será esquecido, infelizmente, pelo forte impacto negativo que a pandemia da Covid-19 causou no mercado de ônibus. As restrições de circulação e viagens, a própria crise econômica trazida e a diminuição dos passageiros, principalmente, nas linhas rodoviárias levaram a um cenário de demissões e fechamento de empresas. Mas, em nenhum momento deixamos de acreditar, estar ao lado dos clientes com nossa rede e apoio das Soluções Financeiras Scania, do Banco e do Consórcio e anunciamos o primeiro ônibus rodoviário movido a gás para o fretamento”, informou Fábio D´Angelo, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil.

O primeiro ônibus rodoviário movido a gás natural veicular GNV e/ou biometano para o fretamento contínuo, modelo K 320 4x2 será operado por uma empresa no Rio Grande do Sul no transporte de colaboradores de uma usina de aços especiais localizada em Charqueadas. O veículo está em fase final de certificação e homologação. O modelo K 320 4x2 tem propulsor de 320 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.“O planeta e a sociedade estão clamando por alternativas ao diesel e esta tecnologia é a ideal para a realidade do mercado brasileiro. Temos certeza absoluta que é o primeiro de muitos”, salienta D´Angelo.

Expectativas para 2021

A fábrica acaba de anunciar um novo ciclo de investimentos de 1.4 bilhão de reais do ciclo 2021/2024. De acordo com o vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, o montante vai ser destinado para modernização da planta de São Bernardo, aplicação de novas tecnologias e procedimento de processos de combustíveis alternativos.

O executivo falou das expectativas para este ano de 2021. “Continuamos acreditando muito no país, principalmente no segmento de transporte, no transportador brasileiro. Em termos de mercado temos boas expectativas - PIB de 3 a 4%, com o agronegócio também sinalizando crescimento com a safra e também enxergamos com bons olhos o segmento industrial, de mineração e de construção”.

Segundo Barral, para que tudo seja consistente, além da vacinação em massa, o fim da crise sanitária global e outras medidas também são esperadas. “Algumas medidas que são essenciais como a reforma tributária, a reforma administrativa, ou seja, aquelas reformas que vão reduzir o custo Brasil e que tragam condições de competitividade, sustentabilidade econômica no setor de transportes. Claro que não posso deixar de mencionar também uma política ambiental clara que venha atrair mais investimentos para o Brasil. Uma economia forte significa também um setor de transporte mais forte”, finalizou Barral.