atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

A serviço da qualidade e dos bons resultados no campo

12/06/2020 Noticias do Sistema POR: Fernanda Clariano

O Laboratório de Solos Copercana adquiriu o Selo de Qualidade do IAC que certifica as condições dos serviços prestados

Há mais de 40 anos, o Laboratório de Solos da Copercana trabalha ao lado do produtor rural com ênfase nas melhorias constantes do solo

A análise do solo é uma técnica de grande importância na agricultura, sendo a mais importante e confiável para o conhecimento do estado nutricional e o grau de fertilidade em que se encontra determinada área. É justamente por meio deste conhecimento que se torna possível o uso de práticas de manejo com o uso de corretivos e fertilizantes, de forma racional e mais direcionada, para a real necessidade do produtor.

Conquistando índices de excelência

O Laboratório de Solos Copercana participa do Ensaio de Proficiência para Laboratório de Análise de Solos para Fins Agrícolas do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) cujos objetivos são realizar ensaios de competência interlaboratorial para laboratórios públicos e privados que fazem análises de solos para fins agrícolas; promover melhoria da qualidade das análises de solo; promover à uniformização de métodos e procedimentos ligados à análise, além de divulgar e promover a análise como ferramenta para o conhecimento e uso do solo para benefício desta e de futuras gerações.

O programa de ensaio laboratorial do IAC teve início em 1984 e reúne mais de 130 laboratórios do Brasil que são classificados de acordo com a qualidade dos seus serviços e recebem um selo. A Copercana participa desde 1988 do programa, sendo um dos primeiros laboratórios a aderir, obtendo índice de excelência "A" para três categorias de análises que ela oferece são: análise química do solo básica, micronutrientes e granulometria (argila, silte e areia).

“Participamos do ensaio de proficiência há mais de 30 anos e nos últimos cinco anos procuramos nos manter sempre nas primeiras colocações. Isso significa que oferecemos um serviço de qualidade para o nosso cliente, certificando que a análise do solo que nos trazem é feita com responsabilidade e os resultados realmente representam o que ele precisa para tratar da melhor forma possível a sua terra. A qualidade dos nossos serviços também é atestada pelo programa interlaboratorial coordenado pelo IAC e somos considerados um dos melhores laboratórios de análises do país em todas as categorias que participamos”, destacou Vânia.

Vânia Pelizer de Oliveira Junqueira, responsável química do Laboratório de Solos da Copercana

Certificação ISO 1702

O Laboratório de Solos Copercana também se certificou na ISO 17025 - pertencendo agora à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio, sendo recomendado para acreditação pela equipe avaliadora do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A acreditação é um credenciamento concedido pelo INMETRO e significa que o laboratório possui competência, com base nos requisitos da Norma Internacional ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2017 - requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.  Porém, a acreditação somente é concedida quando um laboratório atende todos os requisitos e, sendo assim, fica atestado que o laboratório tem competência e alta confiabilidade nos resultados apresentados. Além disso, os requisitos da ISO 17025 não se limitam à simples confiabilidade dos resultados, mas abrangem também satisfação dos clientes, atendimento de suas reclamações, cumprimento de prazo de entrega de resultados e outros aspectos sobre as necessidades e expectativas dos clientes.

A acreditação do Laboratório de Solos da Copercana aplica-se aos ensaios básicos de fertilidade de solo. Esses ensaios consistem em três etapas importantes: a amostragem, atividade de coleta das amostras de solo realizada no campo; a preparação das amostras, realizada no laboratório, e a análise química, realizada também no laboratório.

“O processo de acreditação é bem amplo, implantamos vários requisitos de qualidade para atender à norma. Esse processo trouxe para o laboratório um nível de organização muito maior. A análise laboratorial é feita com muito mais cuidado e desde 2016 o laboratório da Copercana já tem esses processos acreditados, todos os procedimentos operacionais sendo utilizados e a manutenção do sistema de qualidade total para análise de solo”, comentou Vânia.

Vale lembrar que a acreditação é obrigatória para os resultados a serem entregues à CETESB junto do Plano de Aplicação de Vinhaça e a acreditação do Laboratório de Solos Copercana contempla todo o processo de ensaio, inclusive a amostragem.

Atendendo à demanda de seus clientes com qualidade e precisão

Atualmente o laboratório conta com seis técnicos em química (entre eles uma química responsável) e também com o auxílio de quatro estagiários. Ao se comprometer com o plano de metas desenvolvido pela cooperativa, o laboratório realizou várias ações em 2019, como a manutenção do relacionamento com clientes, seja no laboratório ou em filiais, através de ligações e aproximação no atendimento, estreitamento e proximidade com clientes de agricultura de precisão e contato com usinas e divulgação dos serviços oferecidos. Isso pode ser comprovado pelo número de análises realizadas no ano passado. Ao todo, foram:

Por esses números e muito mais, os clientes podem ficar tranquilos ao adquirir os serviços do Laboratório de Solos Copercana, com a certeza de que irão receber resultados confiáveis dentro do prazo acordado. Lembrando que uma boa análise do solo tem relação direta com a economia, pois evita gastos exorbitantes, muitas vezes desnecessários, ajudando a manter a boa produtividade do solo ao longo dos anos.

O Laboratório de Solos da Copercana fica na Rodovia Albano Bacega, s/nº, km 01 – Zona Industrial, Sertãozinho-SP. O telefone é  (16) 3946-4200 - ramal: 235. Horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h30  às 17 horas.

Laboratório de Solos da Copercana