Açúcar e Etanol são objeto do primeiro sistema de classificação por rating

31/08/2012 Geral POR: Boletim Fenasucro & Agrocana
Presente no primeiro Grande Debate do Setor realizado na Fenasucro & Agrocana 2012, que discutiu as medidas necessárias para promover o crescimento do negócio de cana e etanol, o ex-secretário de Produção e Agroenergia do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Manoel Bertone, falou sobre o Benri – Biomass Energy Research Institute, que hoje lidera.


Primeiro sistema de classificação por rating voltado especificamente para o setor sucroenergético do mundo, o Benri foi criado no ano passado, com empresa sediada em São Paulo. O sistema foi desenvolvido para o mercado de açúcar, etanol e derivados de cana, com o objetivo de avaliar a performance relativa de atividades agrícolas e industriais desenvolvidas por produtores e processadores de cana-de-açúcar.


“Diferentemente da certificação, que apenas verifica o cumprimento ou não de determinados parâmetros, o sistema de rating oferece uma avaliação que atribui notas, segundo a eficiência com que esses parâmetros são aplicados no processo produtivo”, explica Bertone. As notas variam de D a AAA.


“O objetivo do Benri é oferecer um sistema de classificação transparente, independente e confiável para ser usado com fins de concessão de crédito, análise de investimento e gestão de empresas”, explica Bertone. Sua credibilidade é garantida pelos parceiros DATAGRO e FERMENTEC, empresas com mais de 30 anos de experiência no setor.

SEMINÁRIO STAB INDUSTRIAL DEBATE INDICADORES DE EFICIÊNCIA E DESTILAÇÃO

Indicadores de eficiência industrial e aspectos do processo de destilação foram os temas do seminário industrial STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil), em parceria com a Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) e o GEGIS (Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro), que aconteceu nesta quinta, 30, na Fenasucro & Agrocana, Na plateia, atentos, cerca de 160 gerentes, técnicos, supervisores e engenheiros de usinas de vários estados do país (MS, PR, ES, GO, SP e MG), além de profissionais da Colômbia.

“O objetivo desse seminário é levar aos profissionais do setor as inovações que surgem no mercado e podem ser úteis às empresas. Nos debates que seguem as apresentações há uma troca de experiências muito rica”, explicou Eliana Aparecida Canevarolo, presidente do GEGIS.

Os indicadores de eficiência para a produção industrial foram criados a partir do volume de cana e o percentual de açúcar da planta. Foram ainda apresentados vários aspectos da destilação, entre eles o consumo de vapor, a extração das frações, a destilação a vácuo e a otimização de peneira molecular, que transforma o álcool hidratado em álcool anidro.


TECNOLOGIA DÁ MAIS EFICIÊNCIA AO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO


Oferecer ganho de produtividade à cadeia da cana-de-açúcar por meio de novas tecnologias e processos inovadores tem sido, sem dúvida, a tônica da Fenasucro & Agrocana 2012.   Para aqueles que precisam alcançar o máximo rendimento nos processos de fermentação alcoólica, a Nalco apresenta o Nalco YAM, dotado da tecnologia YAM (Yeast Activity Monitor), especialmente desenvolvida para monitorar a atividade da levedura em diferentes estágios.

Resultado de pesquisas aprovadas pela FERMENTEC, o equipamento permite a identificação imediata de problemas no processo, melhora a eficiência fermentativa e diminui o tempo de fermentação, reduzindo custos operacionais. “Quanto mais ativas as leveduras estiverem, maior será a produção de etanol. Com a tecnologia YAM queremos ajudar o setor sucroenergético a ter um controle maior da fermentação”, comenta Raquel Rinke, microbióloga sênior da empresa.


SOLUÇÃO REDUZ USO DE QUÍMICOS NO REFINO DO AÇÚCAR

A aposta da Gasil para o setor produtivo do açúcar é uma nova técnica que possibilita a obtenção de açúcar cristal com a cor abaixo de 100, por meio da substituição do enxofre pelo ozônio no processo de industrialização. Os principais benefícios da tecnologia são maior produtividade na fabricação do etanol e a produção de um açúcar mais saudável, com a eliminação do uso de produtos químicos, bactericidas e antibióticos, num pacto de não agressão ao meio ambiente. “Estamos aqui Fenasucro & Agrocana 2012, pois não há lugar melhor para divulgar essa tecnologia e nos aproximarmos de empresas nacionais e multinacionais, que são clientes da indústria sucroalcooleira”, afirma Raimundo Silton, presidente da empresa.

Serviço:

FENASUCRO & AGROCANA – XX Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira e X Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar

Data: 28 a 31 de Agosto de 2012

Horário: 13h às 20h / Entrada para Pré-Cadastrados: 13h às 19h

Local: Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho - Av. Marginal João Olesio Marques, 3.563 – Distrito Industrial Maria Lúcia Biagi Americano – defronte à Rod. Armando Salles Oliveira, altura do Km 339 www.fenasucroeagrocana.com.br