Agricultores aceleram o plantio de grãos

14/10/2013 Agricultura POR: Globo Rural
No campo, os agricultores aceleram o plantio, principalmente no Paraná e Mato Grosso, os dois estados que mais produzem grãos. No estado paranaense, o plantio de soja está bem no início. Caso a previsão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) se confirme, a safra será 5% superior à obtida em 2013. Na região oeste do estado, o agricultor Zeca Zardo não perdeu tempo e aproveitou o clima para plantar 700 hectares de soja. "A princípio, soja é mais interessante do que o milho", conta o agricultor.
 
Em todo o Paraná, a soja está em alta. Tudo porque o preço de comercialização está atraente e, nesse momento, ela ganha mais espaço que o milho no campo. O produtor Mario Sossella vai plantar 500 hectares de soja e 240 hectares de milho. "Pelo preço do jeito que está, a opção melhor seria plantar tudo soja, mas eu acho que, pela rotação, nós temos que fazer 30% no mínimo de milho, para que o solo possa ter as condições ideais para fazer várias culturas. Mas o preço está muito convidativo para a soja", afirma o produtor.
Em uma fazenda em Campo Verde, sudeste de Mato Grosso, mal começa o dia e as plantadeiras já estão de um lado para o outro. O trabalho começou no fim de setembro, mas teve que ser interrompido porque faltou chuva. "Nós éramos para estar com 50% das áreas plantadas, mas nós estamos com 25% a 30% hoje", explica o agricultor Ítor Cherubini. Em todo o estado, o plantio até agora foi feito em apenas 9% da área. No ano passado, estava em 17%. Em uma propriedade, a plantadeira só foi para o campo depois da chegada das primeiras chuvas.
Em uma das fazendas, o plantio começou há uma semana e a expectativa é de que até o dia 25 de outubro toda a área que vai ser destinada à soja já esteja cultivada. Se tudo correr bem, o produtor Fernando Ferri espera colher 62 sacas por hectare, duas a mais que na safra passada. Mais da metade da produção prevista já está negociada. "Alguns contratos futuros, troca com revenda, outros compromissos travados em soja, então 70% da produção já está vendida", diz Ferri.
Para garantir que a semeadura seja feita dentro do período ideal, os trabalhos seguem noite adentro. Com os faróis acesos, as plantadeiras avançam sobre o campo na Fazenda São Miguel. O plantio está atrasado e para ganhar tempo, as operações são feitas em dois turnos.
"Para cumprir nossos objetivos de soja com o plantio de segunda safra de algodão, a gente precisa colocar isso em dia sob pena da gente ou não conseguir plantar o algodão ou que o algodão acabe acontecendo em uma época com menor produtividade", explica o engenheiro agrônomo Cid Ricardo dos Reis.
Em Mato Grosso, a área destinada à soja deve crescer 6% e a de algodão, 26%.