Agricultura de Precisão na prática

22/06/2021 Cana-de-Açúcar POR: Fernanda Clariano

A agricultura se desenvolveu muito ao longo do tempo levando séculos para a ocorrência de algumas transformações, porém nos últimos 20 anos, no início do século 21 estas transformações têm ocorrido a uma velocidade muito rápida com a incorporação de alta tecnologia em máquinas e equipamentos, em sementes e com a integração dos sistemas de armazenamento de dados.

A Live da tarde dessa quarta-feira (16) tratou de Agricultura de Precisão na prática o assunto foi abordado de forma simples e bem objetivo focando principalmente na coleta de amostras georreferenciadas e elaboração dos mapas de fertilidade incluindo questões práticas e de interesse dos agricultores. Para falar sobre esse assunto além da responsável química do laboratório de solos as Copercana, Vânia Junqueira, participaram de forma virtual o sócio-diretor da Cultiv Agricultura de Precisão e o consultor e diretor proprietário do Grupo LL Cultivar, Leonardo Leal Lopes.  

Vânia na ocasião apresentou os serviços oferecidos pelo Laboratório de Solos da Copercana onde destacou que nos últimos 10 anos o laboratório passou por um processo de modernização com investimentos em ovos equipamentos e treinamento dos colaboradores para continuar garantindo a qualidade dos ensaios e atendendo os clientes. A profissional também destacou que o laboratório de solos da Copercana é o único laboratório de cooperativa do Brasil certificado na ISO 17025, uma norma internacional para todos os laboratórios independente do setor que garante maior qualidade nos ensaios, gestão completa dos ensaios e a qualidade para os clientes.

Sempre que se fala em agricultura de precisão vem o questionamento, será que é caro? De acordo com Cologna, um trabalho que engloba coleta georreferenciada, análises de solo e interpretação desses dados não é caro, “o caro é ficar sem a informação que ela gerar”.

Antigamente ouvia se dize que a agricultura de precisão era apenas para grãos, mas para cana que é uma cultura presente na nossa região também da certo? Segundo Lopes, a agricultura de precisão funciona em todas as culturas seja ela grãos, café, citrus, e é sim muito funcional para cana-de-açúcar.

Inovação – A responsável química do laboratório de solos as Copercana, aproveitou para falar que em breve o laboratório de solos da Copercana terá uma novidade “Estamos num projeto em parceria com a Embrapa para desenvolver e oferecer a todos os clientes a bioanalise do solo. Em breve teremos além da análise química e física do solo a bioanálise que é uma análise biológica”.

Perdeu essa live? Não se preocupe... Assista CLICANDO AQUI.