Agrishow 2019 é lançada oficialmente
26/04/2019
Agronegócio
POR: Revista Canavieiros
Por: Fernanda Clariano
A Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo, está comemorando jubileu de prata. São 25 anos da feira que reúne soluções para todos os tipos de culturas, tamanhos e propriedades, além de ser reconhecida como o palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio, congregando em um só espaço bancos e instituições financeiras; máquinas, equipamentos e implementos; irrigação; agricultura de precisão e tecnologia; insumos; pecuária e avicultura; silagem e armazenagem; veículos; transporte e logística; geração de energia; bombas de água e de combustível e lubrificantes; equipamentos e sistemas construtivos; instrumentos de medição, autopeças, acessórios e peças de reposição, medicina preventiva e utensílios.
Este ano a feira ocupará uma área total de 520 mil m2 e contará com a participação de mais de 800 expositores nacionais e internacionais. A previsão é de receber até 150 mil pessoas. Em coletiva de imprensa no dia 2 de abril, no Hotel JP, em Ribeirão Preto, os organizadores apresentaram os números, as novidades e falaram das expectativas para o evento.
“Eu tenho certeza que eu vou presidir em 2019 a maior Agrishow de todos os tempos, estamos trazendo novos atores como sementes, defensivos, fertilizantes e hortifrutis. A feira vem se preparando, vem crescendo e dando suporte, oferecendo infraestrutura para os visitantes”, disse o presidente da Agrishow, Francisco Matturro.
Atrações e novidades
A Arena de Demonstração de Campo trará máquinas e produtos inovadores para o agro e uma novidade: uma área de plantio e tratos de horticultura com mais 6 mil m2 voltada para irrigação, orientação e tecnologia, com uma estrutura que contará com estufa, corpo técnico especializado, e um portfólio completo para atender as especificidades da área.
Na Arena de Conhecimento os visitantes terão a oportunidade de participar de palestras, reuniões e encontros com players do setor, que mostrarão tendências, novas tecnologias e informações relevantes para o dia a dia e para os negócios dos profissionais do campo.
A Arena de Inovação é um espaço destinado às startups ligadas ao agronegócio e voltadas à conectividade no campo que apresentarão soluções inovadoras para o segmento.
Já a Arena do Produtor Artesanal reunirá os produtores de queijo, vinho, mel, doces, cachaça, dentre outros ressaltando o valor agregado do produto final.
O Lounge Jurídico será um espaço para sanar as dúvidas e esclarecer as questões jurídicas relacionadas ao agronegócio.
Uma importante novidade é o BDCA (Banco de Dados Colaborativo do Agricultor), idealizado pela Abimaq com o propósito de integrar os dados gerados por equipamentos e sensores de todos os fabricantes, sendo que a liberação do acesso aos dados é autorizada pelo agricultor. O benefício para o agricultor é ter todas as informações de suas máquinas e sensores integrados em um único local, sem depender do sistema de um único fabricante.
“Estamos vivendo um momento importante da agricultura onde está se passando da agricultura de precisão que entramos há muitos anos para a agricultura 4.0, totalmente digital. Dada essa evolução, iremos lançar na Agrishow um banco de dados único a serviço do agricultor onde ele consegue manipular, passar informações e, dessa forma, poderá melhorar sua conectividade e eficiência no campo, que na prática significa quanto ele gastou a menos em pulverização e cultivo de uma área”, destacou o presidente da Abimaq, João Carlos Marchesan.
A Agrishow ainda inova este ano trazendo em tempo real - ao vivo, leilões do setor da pecuária. “É uma integração que vai aproximar ainda mais a agricultura, pecuária e, na sequência, a viabilização das melhores áreas produtivas, propriedades do Brasil”, comentou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, que também destacou os avanços vertiginosos da feira nos últimos 25 anos em termos de pesquisa, inovação e ciência e tecnologia aplicada ao desenvolvimento do conhecimento humano. “A Agrishow nos dá a chance de confirmar que Ribeirão Preto caminha e é uma cidade com know how, eficiente, acolhedora e que utiliza do conhecimento humano dos nossos pesquisadores dos institutos de pesquisas, que são os nossos grandes fornecedores de melhores e maiores resultados”, complementou Nogueira.
Em termos de negócios, a perspectiva dos organizadores é ultrapassar entre 8% e 10% o montante obtido em 2018, que foi de R$ 2,7 bilhões. Esse cenário positivo é reforçado pelo protagonismo do agronegócio para a economia do país. Neste ano, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), estima que a safra 2018/2019 alcance 233,29 milhões de toneladas, a segunda maior safra de todos os tempos.