Por: Marino Guerra
Cada vez é mais perceptível que finalmente o Brasil assumiu que a sua principal vocação econômica é o agronegócio. Resultados como o PIB do Agro são as principais fontes de sustentação disso.
Porém outros números que destacam a posição de liderança do setor pipocam para além da esfera econômica, como o caso da tese do professor titular da FEA-RP/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo) e colunista dessa publicação, Marcos Fava Neves, a qual é líder de downloads da biblioteca virtual da universidade, dentre mais de 30 mil trabalhos de várias áreas do conhecimento, há 15 anos seguidos.
O estudo, intitulado como “Um modelo para planejamento de canais de distribuição no setor de alimentos”, tem como objetivo apresentar uma metodologia para canais de distribuições envolvidos com o agronegócio, mais focado nas áreas alimentícia e de bebidas, através do fornecimento de uma sequência prática de etapas.
Segundo o professor, a tese, publicada em 2000, ainda gera interesse por seu conteúdo não ser perecível, sendo útil até hoje. Outro fator para o alto número de downloads também é ligado ao fato dele ser útil não somente no ambiente universitário, mas para profissionais, empresas e organizações.
Como mostra da atualidade do trabalho, segue um parágrafo da conclusão: “A grande mensagem é que se deve prestar atenção e exercitar a velocidade de percepção dos acontecimentos. Acompanhar as mudanças neste universo de canais de distribuição no agribusiness está sendo difícil. Novas empresas virtuais surgem, valendo bilhões somente por incorporarem o ponto com. Normalmente são empresas que privilegiam o capital humano, as ideias e as inovações. São verdadeiros agentes de coordenação dos SAGs (Sistema Agroalimentar Genérico)”.
E os números confirmam o sucesso: até o mês 12 de 2018, haviam sido feitos quase 145 mil downloads, uma média superior a 8 mil por ano.
Para ter acesso ao material, basta acessar o link
www.teses.usp.br, clicar em “teses de doutorado” (localizada na barra de links à esquerda da página, dentro da categoria “Acervos”) e digitar no campo de pesquisa “Neves, Marcos Fava”.