Ainda não é aquela novidade

24/07/2019 Edições POR: Revista Canavieiros
Cápsula do Emerald brotada: repare que o perfilhamento é bastante uniforme
Por: Marino Guerra
 
A Syngenta criou uma grande expectativa no mundo canavieiro ao anunciar que estava desenvolvendo um produto que iria revolucionar a forma de plantio. Trata-se do Emerald, uma cápsula que funciona como uma semente, eliminando a necessidade de muda no processo.
 
Contudo, no dia de campo realizado pela empresa, a mesma separou uma tenda para falar exclusivamente sobre plantio e abordou o estágio de desenvolvimento da tecnologia, permitindo que os presentes conferissem,"in loco", uma linha curta de Emerald brotada, mostrando como ela se comporta debaixo da terra através de uma trincheira cavada.
 
Foi apresentado ainda o protótipo da máquina que fará o seu plantio (inspirado em uma plantadora de batata). Segundo os testes realizados, a taxa será de três a cinco cápsulas por metro enterradas no sulco.
 
Para encerrar a conversa, falaram que por ser rústica, a semente não demandará por irrigação como uma MPB, que o seu desenvolvimento inicial é mais lento, mas depois de 60 dias ela vai embora, tendo uma das características mais evidentes que é o perfilhamento uniforme.
 
Tudo muito bom, mas não foi dessa vez que a tecnologia veio para o mercado. Porém, a empresa não deixou de trazer uma novidade para a operação e apresentou a evolução do Plene PB, em sua versão 2.0.
 
A inovação em sua MPB tem como grande diferencial, em relação ao modelo anterior, a redução de seu tamanho em quase 1/3, fazendo com que caibam mais mudas numa bandeja e consequente agilidade operacional ao processo.