Albaugh lança ferramenta inovadora para o controle da cigarrinha

03/11/2022 Noticias POR: Marino Guerra

Novo mecanismo de ação é o destaque da ferramenta

Professor e consultor Newton Macedo conversa com o coordenador de desenvolvimento da Albaugh, Gabriel Ceballos, durante o Agronegócios Copercana 2022

A canavicultura pode contar com mais uma alternativa na batalha contra a cigarrinha, que se intensifica agora, na estação das águas. Se trata do Porcel, produto lançado pela Albaugh que traz um novo ingrediente-ativo, o Piriproxifem, que age de maneira inovadora, diferente de todos os produtos com registro para controle, na praga.

Seu mecanismo, conhecido como mímico do hormônio juvenil, provoca esterilidade nas fêmeas adultas, o que corta o ciclo da praga, além de controlar ovos e ninfas. Outra vantagem do mecanismo de ação inédito é mais uma opção na estratégia de rotação, pensando na quebra de resistência da cigarrinha.

Antes do Porcel haviam apenas duas alternativas de mecanismos de ação para cigarrinha, estes já com alguns casos de resistência em algumas regiões do país, com a entrada de um terceiro, não somente a solução da Albaugh, mas todos os outros, numa estratégia de rotação, voltam a elevar o patamar de controle, desta maneira aumentando a longevidade dos produtos já registrados”, disse Gabriel Ceballos, coordenador de desenvolvimento da Albaugh.

Dessa maneira, com comprovação em ensaios desenvolvidos pelo consultor Michel Fernandes em Frutal-MG, mostram que o produto apresenta eficiência compatível com as necessidades do setor, com o benefício de reduzir a capacidade de reinfestação da praga pelo seu controle não só de ninfas, mas também muito efetivo de ovos.

Uma terceira característica do mecanismo de ação do Porcel é quanto a seletividade, de acordo com Newton Macedo é o produto mais seletivo para inimigos naturais e seguro ao meio ambiente dos registrados no mercado.

Como é o caso da Cotesia flavipes, em ensaio conduzido pelo professor e consultor Newton Macedo, mostrou o potencial de preservação da massa do organismo vivo para controle de broca 20% maior no comparativo com o segundo colocado num total de quatro produtos participantes e somente 5% abaixo da testemunha.

Por fim, ele permite ampla flexibilidade de aplicação: corte de soqueira, barra total ou dirigida, aplicação por avião e, pela baixa dosagem recomendada (1,5 L/ha), por drone em áreas menores.