Amendoim: Laboratório de Análise de Sementes da Copercana passa por auditoria interna

Noticias POR: Marino Guerra

Procedimento é exigência da ISO 17025

Ao longo do mês de novembro, o laboratório de análise de sementes de amendoim (LAS) da Copercana passou por auditoria interna com o objetivo verificar o total enquadramento dos requisitos exigidos pela ISO 17025 e RAS – Regras de Análises de Sementes, ambas normas e regras exigidas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), garantindo assim a total manutenção do Renasem (Registro Nacional de Sementes e Mudas), imprescindível para o funcionamento das atividades de análises de sementes do LAS-Copercana.
Vale lembrar que a certificação é o processo que objetiva a produção de sementes mediante controle de qualidade em todas as suas etapas, incluindo o conhecimento da origem genética e o controle de gerações.
Esse processo é uma das boas práticas agronômicas e deve ser adotado como um meio de prevenção ao ataque de pragas na fase inicial da lavoura. Isso intensifica o potencial genético da semente e contribui para a preservação da biotecnologia no campo.
“A qualidade de um produto final, consiste inicialmente com a utilização de sementes certificadas, ou seja, sementes que tenham procedência, mantém toda pureza varietal, alto vigor e alto percentual de germinação”, destaca o Responsável Técnico do LAS, Edgard Matrangolo Junior.
“Sempre pensando a melhoria continua dos nossos processos, e visando melhorar cada vez mais a qualidade das sementes de amendoim, o atendimento aos cooperados, e principalmente a qualidade do produto final, a Copercana, além de ser rigorosa em todas as etapas, investe fortemente na qualificação de seus colaboradores e em recursos voltados para a gestão da qualidade do laboratório”, disse o supervisor de qualidade, Jonas Nascimento.