atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Análise de solo em 15 minutos

09/12/2019 Cana-de-Açúcar POR: Marino Guerra
Análise de solo em 15 minutos

Tecnologia inspirada pela Nasa promete dar agilidade ao processo

Através de uma parceria formada pela startup Agrorobótica, Emprabii (Empresas Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e USP de São Carlos, foi desenvolvido um equipamento que promete entregar análises de solo mais rápida, barata e sustentável.

O equipamento, que utiliza a mesma tecnologia do robô Curiosity, utilizado pela agência espacial norte-americana (Nasa) na missão de exploração do solo em Marte, denominada Libs (Laser Induced Breakdown Spectroscopy), é capaz de medir a quantidade de nitrogênio, micronutrientes e contaminantes em amostras de solos, plantas e fertilizantes, atuando por meio de um laser de alta energia que gera um microplasma que fragmenta as moléculas possibilitando a análise detalhada dos elementos.

A inovação, preparada para trabalhar em larga escala para fins comerciais, tem capacidade para realizar cerca de 500 amostras por dia, levando apenas 15 minutos para soltar um laudo.

O resultado prático dessa ferramenta é que o agricultor poderá ser mais preciso no seu planejamento nutricional e de correção do solo, inclusive podendo aplicar doses variadas, o que terá impacto representativo em sua planilha de custos.