Ano do Cooperativismo norteia encontro dos produtores de cana

03/09/2012 Geral POR: Boletim Fenasucro & Agrocana
O 12º Encontro da Orplana foi marcado pelas homenagens às personalidades que contribuíram com o setor sucroenergético e com o cooperativismo. O evento fez parte da programação da Agrocana - X Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar, que terminou na última sexta-feira (31), em Sertãozinho/SP.

Manoel Ortolan, presidente da Canaoeste abriu a cerimônia lembrando que a ONU decretou 2012 como o Ano Internacional do Cooperativismo e destacou a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico dos cooperados e comunidades onde atuam. "O agronegócio é a locomotiva do Brasil, do qual participam pequenos e médios produtores e as cooperativas de crédito são de fundamentais importância para garantir a renda e produção dos produtores", diz completando. "Nossa região tem bons exemplos de cooperativas predominando na região as que atendem o setor sucroenergético". Depoimento compartilhado com o Prefeito de Sertãozinho, Nério Costa "A agricultura tem segurado o PIB nacional. Temos que ter políticas sérias para o setor". O prefeito falou também sobre a satisfação com o resultado da edição deste ano da Fenasucro & Agrocana. "Traz tecnologia de ponta e mais negócios para a cidade. Vamos ampliar a área, faltam somente alguns acertos jurídicos para passar a escritura e a nova área será administrada com um modelo PPP (Parceria Público Privada).

O convite para visitar a feira partiu do presidente de honra da Fenasucro & Agrocana,  Antonio Eduardo Toniello. "É motivo de muita satisfação ter sido chamado para ser também o presidente da Fenasucro e esse pedido calhou de acontecer no ano do cooperativismo e também dos 40 anos da Coopercana", lembrou ele. "A gente faz açúcar no campo e não na indústria", disse ele, afirmando que os visitantes podem conhecer o que há de mais novo tanto para toda a cadeia produtiva da cana.     
 
Os deputados estaduais Edson Gasparini, Davi Zaia e federais, Milton Monti e Mendes Thame participaram do evento, que homenageou Edivaldo Del Grande, da OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Márcio Lopes de Freitas, da  OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), João de Almeida Sampaio Filho (ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) e Monika Bergamaschi (Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo). Emocionada pela homenagem, Monika, que é da região e já foi presidente executiva da ABAG RP (Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto) disse ter participado na quinta-feira (30), de uma reunião com o Governador Geraldo Alckmin para "estancar a sangria da perda de renda do setor sucroenergético e para ter de fato um discurso unificado e propor medidas". Segundo ela, nos últimos quatro anos, foram fechadas 41 empresas, e 22 mil empregos perdidos, sendo 8 mil na indústria de base. "Reunimos todas as forças vivas que movimentam o setor e que possam colocar o etanol na posição que é necessária", completando que foi entregue ao governador um documento que contém o resultado de um trabalho com a intenção de recuperar a capacidade produtiva do setor. "É preciso que seja estabelecido regras mais claras", finaliza.

A reunião foi encerrada com a palavra do presidente da Orplana, Ismael Perina Junior. "O grupo idealizou essa reunião para mostrar o trabalho realizado, valorizar e mostrar a devida importância que as cooperativas têm para a produção. Escolhemos quatro pessoas para homenagear que representam muito para o setor".