atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Aplicação aérea auditada

07/04/2020 Agricultura POR: Marino Guerra

Uso de aplicativo que audita o processo melhora significativamente sua eficiência

A busca de ferramentas para a melhoria continua das operações agropecuárias é uma atividade que precisa ser rotineira para todo produtor, e nesse sentido é necessário que ele tenha a sabedoria de escolher, dentro de um verdadeiro oceano de opções, o que realmente é importante investir tempo e dinheiro.

Como exemplo da importância desse trabalho há o caso do produtor do sul de Goiás, Ricardo Eleutério, que no começo do ano fez sua primeira aplicação auditada pela “Perfect Flight”, plataforma que se destaca no mundo agro por oferecer uma solução interessante de gestão de pulverização aérea.

O serviço aconteceu no dia sete de janeiro sendo feito numa área de 2,5 mil hectares, dos quais cerca de dois mil estavam ocupados com cana. Segundo o sistema o trabalho conseguiu atingir o alvo em 1,9 mil hectares, havendo um desperdício de 500 hectares aplicados fora do alvo, 140 hectares falhado na área interna e 100 hectares com sobreposição de aplicação.

Na opinião de Eleutério, a vocação do aplicativo é realizar um serviço de auditoria, “nós usamos o sistema para conferir se a aplicação feita pelas aeronaves foi eficiente, pois com o número do GPS do avião adicionado as coordenadas da fazenda o sistema consegue nos mostrar o mapa de aplicação e com isso indicar onde aconteceram sobreposições, desperdícios e onde o avião estava muito alto, nos dando parâmetros para orientarmos os pilotos”.

O executivo comercial da Perfect Flight, Paulo Márcio Faria Villela, lembra que o produtor, além da conta financeira, precisa considerar a segurança jurídica e os benefícios ambientais que a solução traz, isso porque como ele entrega todos os detalhes de cada voo, produz uma prova de que ele não afetou determinada zona de exclusão (APP, reserva legal, granjas, colmeias, zona urbano) que porventura receba alguma acusação.