Arnaldo Jardim será agraciado com o prêmio Top Etanol

29/05/2014 Agronegócio POR: Arnaldo Jardim
O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) será agraciado com o prêmio Top Etanol de 2014, na modalidade Personalidades. O prêmio, que está na quinta edição, homenageia trabalhos acadêmicos, jornalísticos, fotográficos, de inovação tecnológica e as personalidades “de notório saber e reconhecida importância” para o setor sucroenergético, informa o Projeto AGORA, que concede o Top Etanol.
 
Na modalidade Personalidades os vencedores são eleitos pelo Conselho do Projeto AGORA. A distinção considera a biografia do agraciado, sua conduta ética, atuação no campo da responsabilidade social, além de suas ações e atitudes em defesa de políticas, práticas e modelos groenergéticos e da interação desses com o meio ambiente.
 
O deputado federal Arnaldo Jardim é presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético (Frente do Etanol). Mantém uma atuação ativa em defesa do setor e em 24 de abril participou das manifestações pacíficas dos plantadores de cana-de-açúcar em Lençóis Paulista, Macatuba e Jaú, no interior paulista. Milhares de agricultores protestaram contra a falta de políticas do atual governo para o etanol e a crise que atinge o setor.
 
Na quarta-feira passada o plenário da Câmara Federal aprovou emenda do deputado Arnaldo Jardim na Medida Provisória 638/2014 que aumenta a eficiência energética dos carros com motores flex movidos a etanol hidratado. A proposta foi incluída pela comissão mista que analisou a matéria no projeto de lei de conversão da MP, que agora segue para votação no Senado.
 
Hoje, 28 de maio, a Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal está promovendo apresentação e debate de estudos que avaliaram os efeitos positivos do uso do etanol sobre a economia sobre o meio ambiente e a saúde da população. A audiência é resultado de um requerimento feito por Jardim.
 
De acordo com o deputado, o Brasil tem um dos programas mais bem-sucedidos de utilização de energias renováveis do mundo no setor de transporte. “Não há outro país que tenha uma frota de quase 20 milhões de veículos leves que possa rodar com qualquer combinação de gasolina e etanol que o consumidor deseja”.
 
A entrega do prêmio Top Etanol ocorrerá em cerimônia no dia 2 de junho no Hotel Grand Hyatt de São Paulo (SP). O evento terá a participação dos três principais pré-candidatos à presidência da República nas eleições deste ano, Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos. Na ocasião, os presidenciáveis deverão apresentar seus planos para o setor sucroenergético brasileiro.
 
O Projeto AGORA é a maior iniciativa de comunicação institucional integrada já implantada no Brasil, unindo empresas e entidades que fazem parte da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.