atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Atraso na moagem de cana no Brasil pode elevar produção

16/07/2012 Cana-de-Açúcar POR: Agência Estado
O Brasil está em posição de colher uma safra melhor de cana-de-açúcar agora, disse nesta segunda-feira a trading britânica Czarnikow. Segundo a empresa, a interrupção causada pelo clima chuvoso e os atrasos da moagem vão ajudar o desenvolvimento e a performance da cana.

A Czarnikow avaliou que a estimativa atual de produção de 505 milhões de toneladas de cana ainda pode subir, apesar da moagem do País já estar atrasada em cerca de 50 milhões de toneladas em relação ao ano passado. "O clima úmido em junho elevou os preços e intensificou os atrasos do início da temporada de moagem, mas o tempo extra pode ajudar a produtividade agrícola e aumentar os números finais", disse o diretor da Czarnikow, Toby Cohen.

Os produtores brasileiros tentam se recuperar de uma safra menor em 2011/12 e estão lidando com o aumento dos custos de produção. Depois do início lento, o setor vai precisar melhorar a performance da moagem nos terceiro e quarto trimestres para se recuperaram em relação ao ano passado, disse a trading. A companhia acrescentou que o clima será um fator determinante e que o terceiro trimestre deve ser mais seco do que o segundo.

De acordo com a Czarnikow, o mercado está precificando um nível de risco, pois o começo conturbado da safra brasileira atrasou o início do excedente no mercado físico. "Os preços parecem ter se recuperado das baixas recentes devido ao clima imprevisível e o risco logístico, mas estamos confiantes em nossa estimativa, pois o tempo maior de maturação terá efeitos positivos", disse o analista da Czarnikow, Peter de Klerk.

A trading britânica disse que o setor não teve incentivos para trocar o açúcar pelo etanol, pois os preços do açúcar foram mais atraentes. O enfraquecimento do real estimulou as exportações, enquanto os preços domésticos do etanol continuaram estáveis após o aumento dos preços da gasolina, acrescentou. As informações são da Dow Jones.