Velocidade média duplica em relação a semana passada
As atenções devem ser redobradas pelos brigadistas do setor canavieiro, isso porque desde ontem a intensidade dos ventos quase que dobraram.
Para se ter ideia, de acordo com a rede de estações meteorológicas da Copercana, na Unidade de Grãos 3 (antiga Usina Albertina, localizada próxima do distrito de Cruz das Posses, em Sertãozinho-SP) os picos médios máximos durante uma hora não passaram de 10 km/h, as rajadas mais fortes chegaram um pouco acima dos 20 km/h em medição entre segunda (4) e sábado (9).
No domingo (10) e segunda (11) a média máxima ultrapassou os 17 km/h e foram registradas rajadas de 27 km/h. Elevação que pode ser explicada pela proximidade de uma frente fria que deve chegar no estado entre terça (12) e quarta-feira (13).
Dessa forma, (como pode ser observado no mapa divulgado pelo consórcio entre Abag-RP, usinas e fornecedores de cana e ilustra essa reportagem), os campos do sul paulista poderão receber um alívio (caso alguma água caia por lá), porém para as regiões norte, central e oeste, o monitoramento de incêndios nos canaviais terá que ser redobrado, pois a frente fria não passará por elas, mantendo a secura do tempo, acrescido de ventos mais fortes e constantes, o que pode alastrar os focos de incêndio.