Aumento no preço da gasolina chega a 9,65% nas bombas da região

04/12/2013 Combustível POR: Débora Ertel | Diário de Canoas
Desde sexta-feira está mais caro rodar por aí, pelo menos pra quem utiliza gasolina e óleo diesel como combustível, quando a Petrobras reajustou os preços dos dois produtos para as refinarias, sendo 4% para a gasolina e 8% para o óleo diesel. Na região, o efeito do aumento dos preços já gera reclamações.
 
Conforme levantamento da reportagem do Jornal NH, o reajuste nos valores praticados pelos postos no litro da gasolina fica entre 1,79% e 9,65%. Em Novo Hamburgo, a pesquisa foi realizada em 17 estabelecimentos. Já no caso do óleo diesel, combustível utilizado principalmente pelas transportadoras, o menor aumento é de 2,95%, em Taquara, e o maior, 8,73%, na cidade hamburguense.
 
O valor do litro da gasolina mais barato foi R$ 2,72, no bairro Pátria Nova, em Novo Hamburgo. Já o diesel, é de R$ 2,22, no Ideal, no mesmo município.
 
De acordo com coordenador do escritório regional Sul da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Edson Silva, ANP, Procon estadual e Ministério Público estão acompanhando de perto os valores praticados pelos estabelecimentos. Conforme Silva, o reajuste no valor do litro da gasolina deve ser inferior a 4%, pois 25% do produto tem etanol.
 
A regra também é válida para o óleo diesel, que tem 5% da composição com biodiesel. Segundo Silva, os postos que estão cobrando valores acima do reajuste permitido podem ser surpreendidos com uma fiscalização.
 
"Nós iremos investigar a razão daquele preço abusivo no posto denunciado. Vamos averiguar a responsabilidade", avisa.