Baixo teor de enxofre marca evolução tecnológica dos combustíveis

29/01/2014 Combustível POR: Fatos e Dados - Blog Petrobras
O Diesel S-10 e a Gasolina S-50 consolidam um salto tecnológico, o marco de uma nova era em combustíveis, com qualidade equivalente a dos mercados mais exigentes do mundo.
 
O novo diesel tem como característica principal uma significativa redução no teor de enxofre, que desde o ano passado é de 10 partes por milhão (ppm). Além dessa vantagem, o combustível tem número de cetano (medida de qualidade de ignição) 48, contra 46 do Diesel S-50, com benefícios de melhor partida a frio, redução de fumaça branca, entre outros. "Pela experiência que nós temos observado, não há mais o que reduzir ou melhorar com relação ao diesel. O foco está todo centrado na tecnologia veicular", afirma o gerente de Soluções Comerciais e Desenvolvimento de Produtos do Abastecimento, Frederico Kremer, que participou desde início do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
 
 
Novas gasolinas de ultrabaixo teor de enxofre lançadas em todo o Brasil
 
Este ano, disponibilizamos em todo o território nacional as novas gasolinas comum e premium de ultrabaixo teor de enxofre. Essas novas gasolinas são S-50 porque possuem teor máximo de enxofre de 50 mg/kg ou partes por milhão (ppm) - o que representa uma redução de 94% em relação ao teor de enxofre das gasolinas anteriormente comercializadas. Isso possibilita a introdução de veículos dotados de modernas tecnologias para o tratamento de emissões e a redução de 35.000 toneladas/ano das emissões de óxidos de enxofre (SOx).
 
Os novos combustíveis apresentam ainda como benefícios a baixa formação de depósitos em válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão; aumento do desempenho e prolongamento da vida útil do catalisador; redução do desgaste do motor; além de uma vida útil mais longa do lubrificante, mantendo a eficiência energética com menor custo de manutenção.
 
Entre 2005 e 2013, investimos R$ 20,6 bilhões em 21 novas unidades que permitem a produção da gasolina S-50 em todas as nossas refinarias. Veja as perguntas e respostas mais frequentes sobre Diesel S-10 e sobre Gasolina S-50.