O técnico em desenvolvimento de mercado da Basf, Rafael Factor, apresenta os detalhes da nova solução para o controle da cigarrinha
No mês fevereiro o time de desenvolvimento de mercado da Basf apresentou aos cooperados da Copercana, em dois eventos realizados nas filiais de Serrana e Pitangueiras, o Entigris, lançamento no portfólio de inseticidas para cana-de-açúcar indicado no combate da cigarrinha das raízes.
O destaque é que o produto será mais uma ferramenta pensando no manejo de resistência da praga, ou seja, a rotação de defensivos com dois componentes diferentes, o que reduz o risco de populações resistentes.
Isso porque ele traz em sua composição a Alfacipermetrina, produto exclusivo da Basf com registro para controle da cigarrinha em cana-de-açúcar, e o Dinotefuran, um novo ingrediente ativo de elevada eficiência para o manejo desta praga.
“O setor sentiu bastante a queda na eficiência dos inseticidas tradicionais para o manejo da cigarrinha. O Entigris surge como uma ferramenta moderna que vai melhorar os patamares de controle dessa importante praga”, disse o técnico em desenvolvimento de mercado da Basf, Rafael Factor.
Outra característica do produto está na sua sistemicidade (capacidade de ser absorvido pelas folhas e raízes e se distribuir para outras partes da planta) o que gera uma reação de virtuosidade que é iniciada com a rápida velocidade de controle, consequentemente reduzindo o período de convivência com a praga, maior desenvolvimento do sistema radicular, maior absorção de água e nutrientes; e resulta no objetivo principal, que é preservação do seu potencial produtivo.
“O fato do produto ser extremamente sistêmico possibilita uma ação de controle muito rápida e, além disso, agrega um residual suficiente para toda época de ocorrência da praga, evitando reaplicações”, explica Factor.
Para se ter ideia de sua capacidade de controle perante o tempo, em estudo publicado pela Basf, na média dos experimentos, em 86% das avaliações conduzidas, sua eficiência foi constatado até 120 dias depois da aplicação.
Aplicação
A Basf indica, ao levar em consideração o fato que o Entigris deve ser aplicado estritamente por via terrestre, o melhor manejo é através do jato dirigido 70x30 (onde 70% da calda é direcionada para o terço médio da planta, enquanto o restante vai para a sua base, onde se concentra a população de ninfas da cigarrinha).
Lembrando que a época de uso indicada o início do aparecimento das cigarrinhas, que surge em média, após 15 a 20 dias de uma precipitação acumulada de, aproximadamente, 60 a 70 mm, principalmente nas soqueiras de cana-de-açúcar.
Por fim, Factor faz um alerta quanto ao uso de barra total: “O produto foi desenvolvido para aplicações dirigidas à base das plantas e quando fazemos uma aplicação em área total acabamos por diluir a dose inicial de recomendação, reduzindo a eficiência e/ou o residual dos tratamentos inseticidas”.
Cooperados e técnicos da Copercana e Canaoeste presentes no evento