Bill Gates investe no etanol brasileiro
24/12/2012
Etanol
POR: Relatório Reservado
Bill Gates está com um pé nos canaviais brasileiros. A californiana Pacific Ethanol, empresa da qual o fundador da Microsoft é um dos acionistas, prepara sua entrada no país. Executivos ligados à companhia já estão rastreando o mercado em busca de possíveis aquisições.
De acordo com um empresário do setor que manteve contatos com os norteamericanos, a lista é encabeçada pela Usina da Mata, de Valparaíso (SP), controlada pelos empresários Alexandre Grendene e Jonas Barcelos. Os norteamericanos sabem bem em que pedaço de cana estão pisando.
A performance da Usina da Mata pode jogar a favor dos seus
interesses. Em 2011, o faturamento caiu pela metade, girando em torno de R$ 80 milhões. A empresa teve prejuízos nos dois últimos
anos. Apesar dos maus resultados recentes, a Usina da Mata tem uma série de atrativos.
Dispõe de uma planta industrial moderna, com capacidade para moer 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Esta unidade está localizada próximo a boa parte de seus funcionários. Além disso, a empresa dispõe de uma estrutura logística já amortizada e montada, em sua grande parte, para a exportação. Para os norte- americanos, este último item é perfeito. A intenção da Pacific Ethanol é destinar uma parcela expressiva da sua produção no Brasil para a África e, sobretudo, para o próprio mercado norte-americano. Procurada, a Usina da Mata não se pronunciou.