atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Biocoop conquista Prêmio Mérito Syngenta 2011

09/05/2012 Noticias do Sistema
Biocoop conquista Prêmio Mérito Syngenta 2011
 
O projeto desenvolvido e mantido pelo sistema Copercana, Canaoeste e Sicoob Cocred conquistou a categoria socioambiental
 
Carla Rossini
 
Biocoop – recicle seus conceitos, a natureza agradece! Foi com este título que o projeto desenvolvido e mantido pelo sistema Copercana, Canaoeste e Sicoob Cocred conquistou a categoria socioambiental do Prêmio Mérito Syngenta 2011, que visa reconhecer cooperativas que transformam estratégias e programas em referências de gestão de implementação.
 
Das iniciativas mais simples aos projetos mais complexos, o Mérito Syngenta é uma vitrine democrática onde o que vale é a ideia inovadora e os resultados alcançados.
 
Para participar da premiação, a Copercana enviou três projetos nas seguintes categorias:
  • Categoria Marketing – Campanha Copercana Premiada (que recebeu o 2º lugar na premiação a nível Brasil)
  • Categoria Cooperativismo – Aplicação de calcário nas lavouras dos cooperados
  • Categoria Socioambiental – Projeto Biocoop (que recebeu o 1º lugar na premiação a nível Brasil)
 
Sobre o BioCoop
 
Preocupada com o impacto ambiental causado pelo excesso de lixo produzido dentro de suas dependências, a Copercana – em parceria com a Canaoeste e Sicoob Cocred – implantou em abril de 2005, o projeto Biocoop, com o objetivo de gerenciar os resíduos passíveis de reciclagem através da coleta seletiva.
 
Desde sua implantação, o projeto é coordenado por uma bióloga – responsável pela triagem dos resíduos, como: papelões, papéis, sacarias de batata e cebola, plásticos em geral, caixas de madeira, lâmpadas fluorescentes, sucatas, pilhas e baterias, entre outros. Também fazem parte da Biocoop, mais 2 colaboradores – responsáveis pela coleta e separação dos materiais.
 
A Biocoop é o local onde ocorre a separação dos resíduos descartados pelo sistema (tanto na matriz, quanto nas filiais). Desde sua implentação, a Biocoop desempenha suas atividades com sucesso graças a colaboração e empenho de todos que fazem parte do Sistema, já que são os próprios colaboradores os responsáveis pela separação primária dos materiais em seus departamentos antes de os mesmos serem coletados pela equipe da limpeza (na limpeza diária dos setores) e posteriormente pela equipe da Biocoop.
 
Após serem separados, os resíduos são encaminhados para empresas de reciclagem, contribuindo assim, com a preservação ambiental. Além de incentivar e apoiar a coleta seletiva e reciclagem, a Biocoop também realizada campanhas com outros objetivos, como manter os colaboradores e a população informados sobre as questões ambientais.
 
Dentre os trabalhos de conscientização realizados pela Biocoop, com o apoio do Sistema Copercana, Canaoeste e Sicoob Cocred, estão:
- Campanha de combate à dengue, onde os colaboradores recebem via e-mail informações de como evitar a doença;
- Distribuição de canecas permanentes aos colaboradores com o objetivo de reduzir o consumo de copos descartáveis e também o descarte no meio ambiente;
- Palestras para os filhos dos colaboradores sobre meio ambiente, com brincadeiras educativas relacionadas à coleta seletiva e reciclagem – no Dias das Crianças;
- Campanha de incentivo ao uso de sacolas reutilizáveis nos supermercados Copercana;
- Incentivo à economia de água e energia através de placas ilustrativas em locais estratégicos, como em torneiras e interruptores de luz;
- Você Sabia? – informativo sobre temas ambientais enviados aos colaboradores via e-mail;
- Em datas comemorativas, como: semana do meio ambiente, dia das crianças e dia da árvore, há distribuição de mudas de árvores com o objetivo de mostrar a sua importância para o planeta. No total, já foram distribuídas mais de 3.500 mudas;
- A troca de óleo de cozinha usado por óleo novo – em parceria com a Granol – nos supermercados Copercana. Por exemplo, o cliente troca duas garrafas de 2 litros com óleo usado por 900 ml de óleo novo da Granol.
 
Através de projetos como este, o Sistema acredita na possibilidade de mudanças nas condições do planeta em busca de uma vida melhor através da sustentabilidade. Nos últimos 3 anos, com o apoio da Biocoop, deixaram de ser descartados no meio ambiente:
 
- 744.55 Kg de papelão;
- 73.910 Kg de papel;
- Mais de 2.586 Kg de alumínio;
- Mais de 102.210 Kg de plástico;
- 39.340 Kg de sucata;
- 101.399 unidades de caixas de madeira (foram reutilizadas);
- 15.628 unidades de sacarias (foram reutilizadas);
- 1.250 Kg de vidro;
- 2.246 unidades de lâmpadas fluorescentes
 
Sobre o jantar de premiação
 
O diretor da Copercana, Pedro Esrael Bighetti, a bióloga responsável pelo projeto Biocoop, Milena Olympio Talamoni e o comprador de insumos da cooperativa, Jean Franco Viana viajaram para a Florianópolis no dia 26 de março para participarem do jantar de premiação e apresentarem o projeto para um seleto público de executivos.
 
Na ocasião, Bighetti aproveitou para agradecer a Syngenta pela parceria com a cooperativa. “A Syngenta é uma das empresas que são grandes parceiras da Copercana, que proporcionam Dias de Campos e palestras técnicas aos nossos agrônomos e cooperados. A iniciativa da Syngenta em criar este prêmio foi excelente porque permite que as cooperativas apresentem seus trabalhos e benfeitorias aos cooperados e colaboradores”, disse Bighetti.
 
Depoimentos
 
“A Copercana é uma cooperativa agrícola que tem como principal objetivo proporcionar boas condições para os agricultores produzirem alimento e energia, mas antes de mais nada, nos preocupamos com uma produção sustentável. Queremos produzir cada vez mais e melhor, mas sem agredir o meio ambiente. Foi pensando nisso que resolvemos criar o Biocoop e começar a fazer a nossa “lição de casa”, dando bons exemplos de separação e triagem de lixo para os nossos clientes e cooperados. A ideia deu certo e esse projeto é um sucesso na cooperativa e na comunidade”, disse Antonio Eduardo Tonielo, presidente da Copercana.
 
Para o presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan, “produzir de forma sustentável é a meta das empresas. O Biocoop é um programa fundamentado no tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, já que é responsável pela coleta e comercialização do material a ser reciclado, gerando receita, empregando colaboradores e destinando o lixo de forma correta. Entendemos que essa é a forma necessária das empresas trabalharem atualmente. Esse projeto é um exemplo para os nossos colaboradores e para todas as pessoas que frequentam nossas empresas”, disse Ortolan.
 
O advogado da Canaoeste, Juliano Bortoloti disse que “a responsabilidade ambiental hoje é uma aspiração da sociedade nacional e internacional e a bendita criação do Biocoop, pelo sistema Copercana, Canaoeste e Sicoob Cocred, vem ao encontro disso, vez que o conjunto de suas ações de reciclagem e reaproveitamento de resíduos, bem como as de educação ambiental, fomentam o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente, garantindo-o às futuras gerações, estando inserido, portanto, no conceito de desenvolvimento sustentável tão almejado por todos”, afirma o advogado.
 
O gerente comercial de insumos da Copercana, Frederico José Dalmaso, falou que “a oportunidade que a Syngenta criou através do prêmio foi excelente já que abriu espaço para as cooperativas demonstrarem projetos e trabalhos que às vezes não são de conhecimento do público externo. E a Biocoop é uma ótima iniciativa do sistema. Um exemplo de projeto socioambiental que deu certo. Agradeço a Syngenta pela oportunidade e minha equipe de trabalho pelo empenho”, disse Dalmaso.