atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Biomassa é tema de livro lançado pela Escola de Verão em Química da UFSCar

05/03/2020 Cana-de-Açúcar POR: Fernanda Clariano
Biomassa é tema de livro lançado pela Escola de Verão em Química da UFSCar

O livro aborda os diversos aspectos da biomassa, desde a sua estrutura até sua valorização e emprego em biorrefinarias

 Nas últimas décadas o crescimento populacional tem demandado cada vez mais a utilização de recursos naturais e manufaturados, especialmente aqueles derivados de fontes não renováveis como o petróleo.

O conceito de economia circular considera o máximo aproveitamento do material e da energia contidos nos produtos que fazem parte da economia. A circularidade, entendida como o reaproveitamento de rejeitos de um elo da cadeia por outro elo, minimiza a necessidade de extração de produtos não renováveis e reduz a quantidade de resíduos e rejeitos.

Para abordar os diversos aspectos da biomassa, desde a sua estrutura até a valorização e emprego em biorrefinarias, Arlene Corrêa e Jean Marcel Gallo, docentes do Departamento de Química da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), organizaram o livro “Biomassa: Estrutura, Propriedade e Aplicações” - o VI volume da Série de Textos da Escola de Verão em Química da Universidade. O lançamento aconteceu no dia 11 de fevereiro no Anexo do Anfiteatro Bento Prado Júnior. Aberto ao público, o evento reuniu alunos e docentes e marcou a comemoração dos 40 anos da Escola.

De acordo com Arlene, se faz necessário empregar as ferramentas da Química Verde ou Sustentável, que é definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente.

“Um dos 12 princípios da Química Verde é a utilização de matérias-primas renováveis. A utilização da biomassa vem crescendo mundialmente como fonte renovável para a produção de energia elétrica e de biocombustíveis (etanol, biodiesel, biogás etc.). Ademais, a biomassa se destaca como uma fonte de material de partida na produção de diversas substâncias orgânicas que servirão como insumos nos mais variados processos industriais”, destaca a docente.