Boas práticas orgânicas podem ser conferidas por agricultores

27/08/2012 Agricultura POR: Mapa
Produtores rurais, técnicos e visitantes que desejarem conhecer as ações de desenvolvimento da agricultura orgânica incentivadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) podem visitar o estande do ministério, localizado no Pavilhão Internacional, da Expointer, ou ainda a Casa de Tecnologia, ao lado da pista central de julgamento de bovinos e equinos.
 
Nos espaços, técnicos do ministério e das vinculadas explicam o processo produtivo da produção orgânica, o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais. Por conta da implementação de políticas na área por parte do Governo, o Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de orgânicos.
 
Essa produção tem como principais características a não utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. No Mapa, a Coordenação de Agroecologia (Coagre), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), é o setor que responde pelas ações de desenvolvimento da agricultura orgânica. Tem como funções a promoção, o fomento, a elaboração de normas e a implementação de mecanismos de controle. Para saber mais sobre o assunto, visite o site www.prefiraorgânicos.com.br, mantido pelo ministério.