Foi habilitada também embarcação para fornecer matéria-prima para processamento de produtos da pesca ao mercado nacional e externo
O Governo Federal certificou, através do Mapa — Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - a primeira embarcação para participar da cadeia de produtos de pesca para exportação à União Europeia.
O anúncio foi feito pela ministra Tereza Cristina e de acordo com o comunicado, a embarcação Delfim, do Rio Grande do Sul, "recebeu a certificação após atender todos os critérios estabelecidos pela instrução normativa n.º 57, de 31 de outubro de 2019".
Foi emitida também a certificação para a embarcação pesqueira "Yago F", de Santa Catarina, por "atender aos critérios e requisitos de boas práticas higiênico-sanitários a bordo, previstas na Portaria SAP-MAPA nº 310, de 24 de dezembro de 2020".
Ao contrário da Delfim, a Yago F só poderá fornecer matéria-prima para processamento de produtos da pesca destinada ao mercado nacional e internacional, com exceção da União Europeia.
O comunicado destaca ainda que "armadores, empresas pesqueiras e outros interessados em certificar suas embarcações pesqueiras" podem participar do processo. (Com informações do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)