Brucelose: produtor deve ficar atento ao calendário de vacinação

10/05/2021 Agricultura POR: DA REDAÇÃO

Bezerras de 3 a 8 meses devem ser vacinadas contra brucelose até 31 de maio

 

O governo do estado de São Paulo divulgou o calendário de vacinação contra a brucelose. Até o dia 31 de maio todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade de 3 a 8 meses devem ser imunizadas.

De acordo com o comunicado, a vacinação deve ser declarada até o dia 7 de junho de 2021.

A vacina contra ab brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas bovídeas dentro desta faixa etária e não preicsa ser repetida no decorrer da vida útil do animal. É importante frisar que os machos não precisam ser vacinados.

Por ser uma vacina viva, que pode infectar quem a manipule, a vacinação deve ser feita por um profissional médico veterinário cadastrado, que além de garantir a correta aplicação e cuidados de manipulação, fornece o atestado de vacinação ao produtor.

O prazo final para declarar as vacinações, tanto da brucelose como da febre aftosa, é o dia 7 de junho. O prazo para apresentar o certificado de vacinação nos laticínios e outros estabelecimentos de processamento de leite também é até 7 de junho de 2021. 

Em tempos de prevenção e proteção à Covid-19, é importante que o produtor adote medidas que reduzam o contato pessoal e que a declaração das vacinas seja realizada preferencialmente por meio eletrônico, no sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), em www.gedave.sp.gov.br

É sempre bom lembrar que, os produtores devem adquirir a vacina em lojas credenciadas e nas 22 lojas de Ferragens da Copercana espalhadas pelo estado de São Paulo e Minas Gerais você encontra vacinas, vermífugos e carrapaticidas de qualidade para o seu rebanho

Para sanar dúvidas e conferir toda a linha de produtos disponíveis, basta se dirigir a uma loja de Ferragens da Copercana mais próxima de você.

Em Sertãozinho, a unidade fica na Rua Dr. Pio Dufles, n.º 556. O telefone de contato é o 3946–3340.