O dia inaugural das lives do Agronegócios Copercana 2021 não poderia ter encerramento melhor que a brilhante palestra ministrada pela liderança setorial Luiz Carlos Corrêa Carvalho, isso porque ao analisar as perspectivas da safra atual, ele apresentou um imenso portal que se abre o qual denominou um novo mundo energético onde a cana-de-açúcar deverá ser uma das protagonistas.
Com o oferecimento da Corteva, sua análise começou com uma leitura conjuntural da geopolítica mundial, citando assuntos latentes como a pandemia, conflito China e EUA, pressão sobre as queimadas na Amazônia, preço do petróleo, entre outros assuntos.
Para ele é preciso ter discernimento em entender o que realmente está acontecendo e não ser influenciado pela era do pós-verdade, onde as narrativas ideológicas acabam mascarando os problemas verdadeiros, gerando crises com o objetivo de angariar vantagens competitivas e políticas.
Analisando a situação brasileira, ele destacou a importância do agro no PIB nacional e criticou a guerra da mídia com o governo, que mascara várias coisas boas que estão acontecendo, como o programa “Combustível do Futuro”, que abre para a indústria automobilística a possibilidade de desenvolverem projetos de tecnologia híbrida e de célula a combustível.
Já numa visão global, Caio destacou a nova política de biocombustíveis na Índia, como um fator determinante que guiará a questão de preços internacionais de açúcar no mercado mundial.
Sobre a safra brasileira, o cenário será de produção menor muito em decorrência da seca com o destaque para o preço do etanol anidro, que vem apresentando valores surpreendentes, sendo a produção de açúcar muito baseada nos contratos firmados e o mercado de hidratado solto.
Ao final da apresentação, ele mostrou que as ótimas oportunidades só poderão ser aproveitadas se toda cadeia entender que o futuro é a integração da pauta verde com a força digital extraindo energia alternativa e limpa em volumes que atendam a grande demanda mundial.
Perdeu essa live? Não se preocupe... Assista CLICANDO AQUI.