Campanha publicitária “Etanol, o Combustível Completão” alavanca consumo de etanol em São Paulo

20/12/2012 Etanol POR: UNICA
Em seu primeiro mês de veiculação, a campanha publicitária “Etanol, o Combustível Completão”, criada para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e lançada no dia 11 de novembro, impulsionou em cerca de 10% o consumo de etanol no Estado de São Paulo com relação ao mês anterior, atingindo o objetivo de reforçar a imagem do biocombustível como uma opção limpa, renovável e com importantes impactos sociais e econômicos.
O diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, ressalta a rápida reação do consumidor brasileiro às mensagens transmitidas pela campanha, que teve como protagonista o ator da Rede Globo, Lucio Mauro Filho: “A campanha procurou destacar os pontos positivos do etanol, que vão muito além da questão do preço. O etanol gera ganhos ambientais, sociais e promove o crescimento econômico de forma significativa em mais de mil municípios brasileiros.”
Além de emitir até 90% menos gases que contribuem para as mudanças climáticas do que a gasolina, a produção do etanol combustível renovável feito a partir da cana gera oito vezes mais empregos do que a indústria do petróleo. Segundo Altieri, o crescimento nas vendas do etanol hidratado, vendido nas bombas para abastecer carros flex, foi verificado na segunda quinzena de novembro, período em que a campanha já estava no ar: “No mesmo período, houve queda nas vendas de gasolina, sinalizando que houve uma migração do consumidor que tem carro flex.”
A campanha “Etanol, o Combustível Completão” foi desenvolvida pela Borghi/Lowe e a Open, braço de ativação da agência, que foi responsável pela implantação das ações promocionais em postos de combustível, pedágios, ciclovias e na rede Cinemark. “Criamos uma campanha totalmente integrada, presente em todos os canais de mídia, maximizando, assim, os benefícios do etanol para o Brasil. É muito importante para a agência fazer parte desta conscientização”, afirma José Borghi, presidente da Borghi/Lowe.
Com veiculação que se estendeu até 20 de dezembro, a iniciativa publicitária é composta por três filmes - “Manifesto”, “Escola” e “Mudanças”-, vinhetas em rádio, anúncios especiais em jornais, revistas, outdoor e até uma página no Facebook (facebook.com/etanolcompletao).
Foram distribuídos na campanha:
• 80.000 saquinhos para lixo reciclável
• 53.000 folhetos
• 50.000 adesivos
• 25.000 bombons Lindt Lindor
• 15.000 “chaves”
• 8.560 garrafinhas de água
• 7.764 carrinhos Hot Wheels
• 5.000 canetas
• 1.240 vouchers nas duas ações em pedágios
Na Bomba Premiada
• 3.355 participantes e 7.775 pessoas abordadas
• 6 participantes ganharam um Volkswagen Novo Gol Total flex 0 km
• 60 participantes ganharam aparelhos de GPS