Campanha “Etanol, o Combustível Completão” lança ação promocional no Facebook

28/01/2013 Etanol POR: CDN Comunicação Corporativa
Três meses após o lançamento da bem-sucedida campanha publicitária “Etanol, o Combustível Completão”, desenvolvida pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) para destacar pontos positivos do etanol, uma nova etapa promocional foi programada exclusivamente para a maior rede social do mundo, o Facebook. Trata-se da versão virtual da “Bomba Premiada Etanol”, uma das ações mais concorridas da campanha original, que impulsionou em cerca de 10% o consumo de etanol no Estado de São Paulo no mês de novembro.
 
A nova etapa da campanha é um novo game, criado especialmente para funcionar dentro da fan page da campanha no Facebook. Assim como na bomba premiada, que atraiu participantes para postos de combustíveis e outros locais públicos, na versão virtual os participantes procuram abastecer o tanque de um carro com a quantidade exata de etanol pré-estabelecida. O usuário pode jogar quantas vezes quiser e pode também compartilhar o resultado em sua página do Facebook.
 
Na nova promoção “Bomba Premiada Virtual” serão distribuídos 10 aparelhos de GPS e 300 “carrinhos” do tipo HotWheels para os primeiros colocados do ranking. A promoção será estendida até o dia 28 de fevereiro de 2012.  
 
Saiba mais sobre a promoção “Bomba Premiada Virtual” acessando o link atualizado do game: https://www.facebook.com/BombaEtanol/app_300467166730829
 
Resultados da campanha
 
No final de 2012, a promoção “Bomba Premiada Etanol” movimentou mais de cinco mil participantes na capital e nas cidades de São José do Rio Preto, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto e Araçatuba, passando por Shopping Centers e postos de combustíveis do Estado de São Paulo. Seis carros flex zero Km, 60 aparelhos de GPS e centenas de modelos HotWheels foram distribuídos aos participantes que melhor se classificaram.
 
Para o diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, a “Bomba Premiada Etanol” conseguiu impactar os consumidores de uma forma lúdica, mas também educativa. Na nova versão virtual, as pessoas poderão brincar, testar seus reflexos e tomar maior consciência sobre a importância do etanol, um combustível repleto de impactos positivos para a sociedade e produzido a partir de uma fonte 100% renovável”, explica. 
 
Altieri também ressalta a rápida reação do consumidor brasileiro às mensagens transmitidas pela campanha “Etanol, o Combustível Completão”, que teve como protagonista o ator da Rede Globo, Lucio Mauro Filho: “A campanha priorizou mensagens sobre o papel do etanol na redução das emissões de gases que causam mudanças climáticas, a geração de empregos, o uso de mão-de-obra e tecnologia nacionais e o estímulo ao desenvolvimento econômico do Brasil. O etanol gera ganhos ambientais, sociais e promove o crescimento econômico de forma significativa em mais de mil municípios brasileiros”, acrescentou.
 
A campanha “Etanol, o Combustível Completão” foi desenvolvida pela Borghi/Lowe e a Open, braço de ativação da agência, que foi responsável pela implantação das ações promocionais em postos de combustível, pedágios, ciclovias e na rede de cinemas Cinemark. “Criamos uma campanha totalmente integrada, presente em todos os canais de mídia, maximizando, assim, os benefícios do etanol para o Brasil. É muito importante para a agência fazer parte desta conscientização”, afirma José Borghi, presidente da Borghi/Lowe.
 
Com veiculação que se estendeu até 20 de dezembro de 2012, a campanha foi composta por três filmes publicitários - “Manifesto”, “Escola” e “Mudanças”- todos protagonizados por Lúcio Mauro. Vinhetas em rádio, anúncios especiais em jornais, revistas, outdoors e a página da campanha no Facebook (facebook.com/etanolcompletao) completaram o conjunto de ações.
 
Outro destaque da campanha foram as ações-surpresa de ativação realizadas em postos de combustíveis de São Paulo e do interior do estado, com a presença de vários artistas famosos, como Danielle Winits, Eri Johnson, Ellen Roche, Fabiana Karla, Rodrigo Santana e Leonardo Miggiorin. 
Três meses após o lançamento da bem-sucedida campanha publicitária “Etanol, o Combustível Completão”, desenvolvida pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) para destacar pontos positivos do etanol, uma nova etapa promocional foi programada exclusivamente para a maior rede social do mundo, o Facebook. Trata-se da versão virtual da “Bomba Premiada Etanol”, uma das ações mais concorridas da campanha original, que impulsionou em cerca de 10% o consumo de etanol no Estado de São Paulo no mês de novembro.
 
A nova etapa da campanha é um novo game, criado especialmente para funcionar dentro da fan page da campanha no Facebook. Assim como na bomba premiada, que atraiu participantes para postos de combustíveis e outros locais públicos, na versão virtual os participantes procuram abastecer o tanque de um carro com a quantidade exata de etanol pré-estabelecida. O usuário pode jogar quantas vezes quiser e pode também compartilhar o resultado em sua página do Facebook.
 
Na nova promoção “Bomba Premiada Virtual” serão distribuídos 10 aparelhos de GPS e 300 “carrinhos” do tipo HotWheels para os primeiros colocados do ranking. A promoção será estendida até o dia 28 de fevereiro de 2012.  
 
Saiba mais sobre a promoção “Bomba Premiada Virtual” acessando o link atualizado do game: https://www.facebook.com/BombaEtanol/app_300467166730829
 
Resultados da campanha
 
No final de 2012, a promoção “Bomba Premiada Etanol” movimentou mais de cinco mil participantes na capital e nas cidades de São José do Rio Preto, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto e Araçatuba, passando por Shopping Centers e postos de combustíveis do Estado de São Paulo. Seis carros flex zero Km, 60 aparelhos de GPS e centenas de modelos HotWheels foram distribuídos aos participantes que melhor se classificaram.
 
Para o diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, a “Bomba Premiada Etanol” conseguiu impactar os consumidores de uma forma lúdica, mas também educativa. Na nova versão virtual, as pessoas poderão brincar, testar seus reflexos e tomar maior consciência sobre a importância do etanol, um combustível repleto de impactos positivos para a sociedade e produzido a partir de uma fonte 100% renovável”, explica. 
 
Altieri também ressalta a rápida reação do consumidor brasileiro às mensagens transmitidas pela campanha “Etanol, o Combustível Completão”, que teve como protagonista o ator da Rede Globo, Lucio Mauro Filho: “A campanha priorizou mensagens sobre o papel do etanol na redução das emissões de gases que causam mudanças climáticas, a geração de empregos, o uso de mão-de-obra e tecnologia nacionais e o estímulo ao desenvolvimento econômico do Brasil. O etanol gera ganhos ambientais, sociais e promove o crescimento econômico de forma significativa em mais de mil municípios brasileiros”, acrescentou.
 
A campanha “Etanol, o Combustível Completão” foi desenvolvida pela Borghi/Lowe e a Open, braço de ativação da agência, que foi responsável pela implantação das ações promocionais em postos de combustível, pedágios, ciclovias e na rede de cinemas Cinemark. “Criamos uma campanha totalmente integrada, presente em todos os canais de mídia, maximizando, assim, os benefícios do etanol para o Brasil. É muito importante para a agência fazer parte desta conscientização”, afirma José Borghi, presidente da Borghi/Lowe.
 
Com veiculação que se estendeu até 20 de dezembro de 2012, a campanha foi composta por três filmes publicitários - “Manifesto”, “Escola” e “Mudanças”- todos protagonizados por Lúcio Mauro. Vinhetas em rádio, anúncios especiais em jornais, revistas, outdoors e a página da campanha no Facebook (facebook.com/etanolcompletao) completaram o conjunto de ações.
 
Outro destaque da campanha foram as ações-surpresa de ativação realizadas em postos de combustíveis de São Paulo e do interior do estado, com a presença de vários artistas famosos, como Danielle Winits, Eri Johnson, Ellen Roche, Fabiana Karla, Rodrigo Santana e Leonardo Miggiorin.