Cana deve ser plantada depois de abril

Cana-de-Açúcar POR: Marino Guerra

Manejo é quase uma regra entre os produtores da região de Campo Florido-MG

Viveiro com mais de cem variedades cultivadas pelo produtor Daine Frangiosi. No tabuleiro, todas as variedades enfrentaram bem o período de seca e um dos principais motivos para isso foi o plantio após a metade do mês de abril

 

A primeira resposta ao iniciar a conversa sobre os melhores manejos focados em diminuir os efeitos da seca, feita ao produtor e presidente da Cana Campo, Daine Frangiosi, e ao coordenador agrícola da associação, Rodrigo Piau, veio de maneira rápida e unânime: "É preciso respeitar a janela de plantio", disseram.

Na visão dos dois e da grande maioria dos produtores da região, que hoje é referência em produtividade, o período para se plantar cana-de-açúcar é do dia 15 de abril, podendo chegar até o início de junho.

Segundo eles, a explicação técnica para a escolha da data está em não deixar o canavial formado iniciar a produção de colmos antes das chuvas (que acontecem entre o final do inverno e começo da primavera). Isso porque a planta, que passa o período de estiagem somente com suas folhas expostas, não sofre estresse ao gastar energia para ativar seu crescimento, fazendo as folhas secarem.

Assim, os baixeiros das touceiras passam a acumular palha enquanto que as folhas começam a amarelar. Com isso, existe a necessidade, quando as chuvas chegarem, de "perder tempo" no crescimento para restabelecer a matéria verde, antes de começar a se desenvolver.

Além desse tempo, que influenciará de modo negativo a produtividade, há ainda o problema de encarretelamento dos primeiros colmos, motivo que dará menos performance ao primeiro corte do canavial e poderá inviabilizar a sua utilização como muda.

Fora a questão de produção, também há o risco da cana-planta ser atingida por fogo, caso tenha um acúmulo alto de palha, o que potencializa, e muito, o prejuízo.

Um último ponto que os produtores citaram é o alinhamento de datas pensando na rotação de cultura com a soja, pois com o plantio mais tardio a pressão por usar variedades superprecoces em toda a área disponível (o que aumenta o risco do cultivo do grão caso aconteça um veranico num período importante de seu desenvolvimento, colocando toda a produção em perigo) é menos, além do fato de poder esperar as primeiras chuvas caírem gentilmente para iniciar o plantio.

Antes de sair postergando a data de plantio do ano que vem, o produtor precisa levar em consideração as condições do microclima onde está formada a sua lavoura, isso porque a prática, que dá muito certo na região do Triângulo Mineiro, caracterizada por secas rigorosas no meio do ano (em 2020 passou dos 120 dias sem chuva), precisa ser adequada. Portanto, é fundamental a consulta de um engenheiro-agrônomo para ter o melhor planejamento possível.

Exemplo de baixeiro de cana plantada no mês de maio

Baixeiro de uma RB 975242 plantada na metade de abril: com o período seco, ela já começou a apresentar folhas secas

Canavial plantado no final de fevereiro de 2020 em Campo Florido-MG, com formação excessiva de palha causada pela produção de colmos, lembrando que a área recebeu a nutrição padrão da fazenda