Cana disciplina

12/05/2022 Noticias POR: MARINO GUERRA


Paulo e André Maximiano Junqueira ao lado do RTV da Copercana em Serrana, Arthur Feierabend Neto

 

Se ouve por todos os cantos que a colheita é uma “operação de guerra”. O que não é uma inverdade ao considerar a quantidade, brutalidade do trabalho e tamanho das máquinas envolvidas. Nesse exército, a infantaria, maior grupo de soldados treinados para combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, são as plantas, enquanto os inimigos são formados por um variado exército composto por pragas, fungos, plantas invasoras e até mesmo o ser humano (este, infelizmente, quando ateia criminosamente fogo contra as lavouras).

A vitória é a produtividade. Para chegar até ela, assim como uma expedição em guerra, ter as infantarias bem treinadas é essencial. Da mesma forma não é possível vencer as batalhas de cada safra sem que o canavial não tenha sido disciplinado desde o seu alistamento, ou seja, o plantio.

Na Fazenda São José, gerida por Paulo e André Maximiano Junqueira (pai e filho), se encontra um exemplo real de um grande exercido de cana, com infantarias conduzidas através de uma disciplina baseada na relação estratégia e acompanhamento diário de sua evolução.

A área de reforma do último alistamento foi por volta de 600 hectares e, antes mesmo de receber os recrutas, contou com um trabalho de fortalecimento através da rotação de cultura, com o plantio direto de soja.
“Reformar a área com soja foi positivo, tivemos uma produtividade dentro da média da fazenda. Acreditamos que o resultado final vai cobrir cerca de 30% dos custos do plantio da cana, lembrando, que realizamos ele de maneira direta, com 100% das mudas aqui produzidas”, disse Paulo Maximiano Junqueira Neto.

“Temos o plano de que até 2024 toda nossa área seja de canavial plantado por nós, para assim conseguir conduzir para as médias de produtividade para o centro do nosso planejamento”, disse André sobre a decisão tomada há dois anos de retomar o controle das áreas, vinda de arrendamentos.

Os produtores realçam a importância em proporcionar todas as condições para manter os soldados com saúde, dando a eles o que realmente precisam, sempre com olhar crítico para não cair em excessos. Dessa forma, a ordem é executar a correção de solo em taxa variável e depositar no sulco nematicidas, inseticidas e bioestimulantes.

Quanto ao adubo, insumo que sofreu uma brusca alta nos preços, em momento algum passou pela cabeça dos estrategistas mudar o planejamento. Hoje é utilizada uma das opções mais modernas do mercado, que reúne num único grão oito elementos (nitrogênio, fósforo e potássio, além dos micros: cálcio, magnésio, enxofre, zinco e boro).

A fazenda trabalha com as duas formas de plantio, mecânico e manual. No mecanizado, além da velocidade de trabalho, eles destacam a cobertura imediata, contudo analisam que o consumo de muda é um gargalo tecnológico que precisa evoluir em pelo menos 20%.

Por fim, vale destacar que os recrutas alistados no ano passado enfrentaram valentemente seca e subsequente geadas, demonstrando que vão vencer os inimigos ao entregar sacarose após finalizada a batalha final, em especial as variedades recém introduzidas no portfólio da casa: CV7870, RB975375 e RB005014.


Paredão de cana: mesmo em condições adversas enfrentadas no outono e inverno de 2021, quando a cana é tratada com disciplina, ela responde com produtividade