Para o mundo ser um lugar melhor, é preciso investir na educação e no trabalho, mas acima de tudo, é necessário estimular o desenvolvimento dos adolescentes e jovens que são o futuro, para que eles estejam cada vez mais preparados em todos os aspectos, sejam eles emocionais e intelectuais.
Sobre a Casa das Mangueiras
A Casa das Mangueiras há 49 anos vem desenvolvendo uma metodologia própria e se tornou um espaço de convivência e aprendizado, além de ser referência no trabalho de fortalecimento de vínculos do município de Ribeirão Preto investindo em programas que auxiliam no desenvolvimento sociocultural das crianças e adolescentes através de várias oficinas e projetos. As atividades desenvolvidas levam em consideração a faixa etária e buscam incentivar o despertar de valores como respeito, cidadania, responsabilidade e solidariedade.
Ao longo dos anos, a instituição passou por algumas reestruturações de gestão ofertando diversas oficinas aos educandos de 6 a 15 anos. Atualmente são oferecidas 11 oficinas que proporcionam uma maior convivência, conhecimento e vínculo.
Programa de Inserção no Mundo de Trabalho Devido à necessidade de dar continuidade ao atendimento e aprimorar o acolhimento aos adolescentes com 15 anos de idade assistidos pela Casa das Mangueiras, a instituição desenvolveu um programa de Inserção no Mundo do Trabalho que passou a ser implantado em março de 2022, com o apoio do Instituto Almee, do Instituto Lar das Irmãs Santa Cruz e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Com a implantação do programa, a Casa das Mangueiras ampliou o atendimento para adolescentes e jovens de 15 a 21 anos da comunidade, além dos já atendidos pela instituição, para que possam ter a oportunidade de buscar e conquistar um trabalho. “Eu achava muito precoce a saída desses adolescentes da Casa com 15 anos. Vínhamos fazendo planejamentos e conversas intensas sobre como ampliar o escopo da nossa missão e chegamos à conclusão de que a melhor forma de poder os acolher seria dando a oportunidade de uma formação humana com bases mais fortes e com mais vínculos. E porque não ampliarmos aqui na Casa o nosso trabalho e dar a esses alunos mais condições de ter oportunidades de trabalho?
Graças a algumas parcerias conseguimos gratuitamente implementar esse programa Inserção no Mundo do Trabalho. Estamos com 22 alunos e eles estão muito animados”, disse a presidente da Casa das Mangueiras, Vanessa Ortolan.
Alunos do programa durante aula online de Desenvolvimento de Habilidades e Competência Socioemocionais
Através do programa, os alunos terão como conteúdos: Desenvolvimento de Habilidades ou Competências Socioemocionais (primeiro módulo ministrado pelo Instituto Almee com duração de três meses); Desenvolvimento de Currículo; Preparação para entrevistas de emprego; Treinamento para uso de mídias e redes sociais; empreendedorismo; Inteligência Emocional; Inclusão Digital e Finanças Pessoais.
Já o segundo módulo iniciará em junho e é uma parceria com o Instituto Lar das Irmãs Santa Cruz e CMDCA, onde os alunos vão aprender sobre currículo e entrevistas de empregos para preparação.
Na foto, a aluna Lorraine Alecrim Pontes de 14 anos
“Frequento a Casa das Mangueiras há anos. Essa instituição é tudo para mim, é um pilar na minha vida e tem me ajudado muito a crescer como pessoa. Além das experiências que venho adquirindo, a Casa tem aberto portas para mim, uma delas é a oportunidade que estou tendo de participar do curso do Instituto Almee que tem trabalhado para que possamos nos conhecer e crescer não só profissionalmente, mas internamente sermos protagonistas da nossa história”, afirmou Lorraine Alecrim Pontes, de 14 anos.
Os alunos terão também um conteúdo voltado para o agronegócio. No módulo: Apresentação do Setor do Agronegócio Regional, será utilizado um material desenvolvido e fornecido pelos professores Xico Graziano e Marcos Fava Neves, que trazem grandes temas do agronegócio.
O trabalho intitulado de “O novo mundo rural e a produção de alimentos no Brasil”, tem o objetivo de promover uma melhoria, no sentido da atualização histórica e do embasamento técnico/científico, no conteúdo dos materiais escolares relacionados ao campo e ao agro. Bem como trazer conhecimento sobre os novos sistemas de produção alimentar, bioenergia e os variados agroprodutos que trazem riqueza, geram empregos e renda pelo país afora.
Vanessa: “Queremos que esses jovens tenham oportunidades e mais condições para conquistarem uma vaga de emprego”
“Temos um agro pujante na nossa região, e como estamos preparando jovens para ingressarem no mercado de trabalho, pretendemos apresentar esse setor a eles. Mas para isso, precisamos de um suporte das empresas, que elas possam abrir suas portas para uma visita técnica, para que os alunos possam ter uma noção de como é o dia a dia ou que disponibilizem profissionais para palestrar sobre o segmento da empresa, o que ela faz. Queremos mostrar esse agro forte a eles e também a janela de oportunidades que há neste setor”, analisou a presidente da Casa das Mangueiras que também comentou sobre algumas parcerias que marcarão presença no programa. “Teremos a participação da Canaoeste e da Copercana nesse programa que através dos seus profissionais irão palestrar aos nossos alunos sobre profissão, o dia a dia do engenheiro agrônomo e também sobre cooperativismo”.
A Casa das Mangueiras também tem o cuidado de trabalhar questões familiares. Atualmente é feito um trabalho por meio do atendimento psicossocial individual e coletivo, além de trabalhos de inclusão dessas famílias.
“Iniciamos no final do ano passado um projeto de empreendedorismo feminino para mães chamado “Valor de mãe”, onde elas desenvolvem trabalhos artesanais, como crochê e podem comercializar tendo a sua própria renda. Os pais também terão a oportunidades através do curso de marcenaria. Não é só um trabalho com as crianças e adolescentes, é um trabalho com a base deles também”, destacou Vanessa.
Seja um parceiro
Para dar continuidade a muitos dos projetos realizados, a Casa das Mangueiras conta com a ajuda mensal dos associados, da Nota Fiscal Paulista, do Fundo Municipal de Direito da Criança Adolescente, da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e da contribuição de algumas parcerias como da Canaoeste, que contribui mensalmente com uma ajuda financeira e também da Copercana, que coopera doando cestas básicas que são distribuídas para as famílias que necessitam e dando suporte na realização dos eventos realizados pela instituição como feijoadas e leilões.
Seja um associado da Casa das Mangueiras – Rua Tupinambá, nº 1475, Vila Recreio. Os telefones de contato são: (16) 3622-2141 e (16) 99793-9939 (WhatsApp).