atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Case de Sucesso: o retorno da produtividade

22/11/2019 Cana-de-Açúcar POR: Marino Guerra
Case de Sucesso: o retorno da produtividade

Canaoeste interfere diretamente na retomada de produtividade de associado de Barretos

Fornecendo cana desde que foi fundada a unidade Continental, da Biosev, localizada no município de Colômbia-SP, o agropecuarista e presidente do Sindicato Rural de Barretos, Cyro Ferreira Penna Júnior, vivenciou todo o processo que mudou completamente a dinâmica da cultura.

Segundo ele, nos últimos dez anos diversos fatores influenciaram para que a atividade tivesse uma escalada agressiva de custos, enquanto que a remuneração, quando não caiu, se manteve estagnada.

Desta maneira, o produtor teve que se movimentar para uma gestão de custos apurada e pela busca por ganho de produtividade. Foi aí que ele encontrou na Canaoeste a parceria ideal para encarar a nova empreitada.

Nesse sentido e contando com o atendimento do engenheiro agrônomo Felipe Volpe, foram tomadas diversas atitudes para repensar o manejo. Dentre elas, o produtor aponta a variação nas fórmulas de herbicidas, controle de pragas, recuperação de áreas, sistematização dos talhões e manejo varietal correto.

Com o trabalho sério e correto, o resultado não demoraria para vir, chegando ao recorde de produtividade na colheita deste ano: em 140 hectares cultivados, foram enviadas para a usina 16 mil toneladas de cana com um TCH médio de quase 15.

“De uns tempos pra cá, o atendimento da Canaoeste foi fundamental para a evolução do meu canavial, além do trabalho técnico agronômico em si. Também fui assistido pela associação no treinamento e capacitação de meus colaboradores e na indicação de maquinário e das tecnologias a serem adquiridas que seriam melhor aproveitadas na minha realidade", comenta Penna Júnior.

E a busca por soluções não para. Com a preocupação ambiental, marca registrada do produtor, que possui, por exemplo, uma área de preservação exemplar e acima dos 20% da propriedade, está sendo desenvolvido um projeto para aproveitar o rejeito dos animais criados no seu confinamento para a produção de um adubo orgânico destinado à cana. “Penso muito em como integrar as operações de gado e cana”, disse.

Perante todo o resultado, mesmo em tempos ainda nebulosos, Penna Júnior cita a segurança que tem ao pensar em aumentar a sua produção canavieira olhando para o ganho de escala, o que poderá trazer a diluição de custos, principalmente os fixos, e também maior faturamento.