Catanduva sediou fórum sobre agroenergia e sustentabilidade

10/11/2023 Noticias POR: Eddie Nascimento

Catanduva foi palco do 1º Fórum de Agroenergia ACE, um evento que aprofundou as discussões sobre os temas do agronegócio e da energia renovável, que são de grande relevância para a região. O encontro contou com a presença de palestrantes e especialistas renomados em âmbito nacional, além de autoridades locais.

O fórum foi promovido pela ACE Catanduva, que tem como presidente Marcos Escobar. Ele destacou o papel fundamental da região como protagonista no cenário do agronegócio, sendo reconhecida por sua produção de commodities agrícolas, com ênfase em etanol e café, além da fabricação de peças e equipamentos destinados a 80% das exportações do agronegócio.

A região também se destaca pelo seu impressionante parque solar, demonstrando um potencial significativo, tanto no agronegócio quanto na geração de energia limpa e renovável. Durante o evento, Marcos Escobar enfatizou que muitos fazendeiros já estão investindo em usinas de geração de energia elétrica, aproveitando as vantagens da nova regra do mercado livre, que permite aos consumidores comprar energia no mercado livre, desfrutando de descontos que podem chegar a 30% em suas contas de energia.

O presidente da ACE Catanduva ressaltou ainda a importância do Brasil como líder na produção de energia limpa e renovável em um momento em que o mundo enfrenta desafios relacionados à escassez e à poluição energética. "O Brasil é agro, o Brasil é energia. Nós somos os principais produtores de energia limpa do mundo, enquanto o mundo está com falta de energia e essa energia é uma energia que polui. Nós temos um Brasil que produz energia limpa e renovável", afirmou Marcos Roberto Escobar.

O evento abordou três temas relevantes para o setor: o mercado livre de energia, a energia limpa e o Brasil: alimentos e energia. As palestras foram ministradas por René Abrantes Carvalho, diretor de relacionamento com cliente da Auren Energia; Guilherme Verdi Campos, fundador da Flora Energia; e Antonio Cabrera, ex-ministro da Agricultura e presidente do Grupo Cabrera.

Os palestrantes explicaram as vantagens e as regras para os consumidores que optam por comprar energia no mercado livre, apresentaram projetos de geração de energia solar sem a necessidade de investimentos ou obras e abordaram os riscos e desafios relacionados à produção de alimentos e energia no Brasil, destacando o cenário político atual.

O 1º Fórum de Agroenergia ACE contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Catanduva, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, do Sebrae-SP, da FIESP, do CIESP, da FAESP e do SENAR-SP.