Cenário das negociações para o Agro

28/09/2022 Noticias POR: Eddie Nascimento



João Martins da Silva Júnior - presidente da CNA

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou na manhã desta quarta-feira, dia 28, a reunião Pré-Cop 27 "Cenário das negociações para o Agro". O encontro serviu para internalizar a discussão sobre os objetivos do setor agropecuário a ser levado para a Cop 27.

De acordo com a CNA, o setor agropecuário tem um papel importante na meta depositada, através das contribuições nacionalmente determinadas contribuindo para reduzir a emissão de gases do efeito estufa em até 37% até 2025 e 50% até 2030. Outra questão, é a neutralidade climática até 2050 e o desmatamento legal zero é até 2028. O acordo prevê ainda a restauração e reflorestamento de 18 milhões de hectares de florestas para uso múltiplo até 2030; a participação do país entre 45% e 50% de energias renováveis na composição da matriz energética; o impulsionamento do plano setorial para adaptação a mudança do clima e baixa emissão de carbono na agropecuária com vistas ao desenvolvimento sustentável o plano ABC+.

Para isso, o país precisa detalhar sua estratégia de atingimento dessas metas e essas estratégias precisarão ser apresentadas junto a conferência do clima para que alcancem todo o potencial do Brasil no esforço global do controle do aumento da temperatura média do planeta.

Dentro desse esforço, a CNA pretende discutir qual o papel do setor agropecuário nas obrigações e oportunidades que resultam desse compromisso. "Iniciamos hoje uma jornada rumo aos objetivos do acordo mundial sobre as mudanças climáticas que irá pautar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, no mundo nas próximas décadas", destacou o presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior que completou. "Teremos um grande desafio para retomar o crescimento econômico pós-pandemia, uma vez que precisamos garantir segurança alimentar e energética com menor emissão de gases de efeito estufa. Esse cenário impõe pesadas obrigações as partes, mas acena com oportunidade para países como o Brasil".

A reunião, foi o primeiro evento de uma série de dois encontros elaborados para proporcionar mais entendimento dos efeitos que as metas do Brasil ensejam especialmente para agropecuária brasileira e produzir um posicionamento técnico do setor agropecuário para a COP 27 que será realizada no Egito, em novembro deste ano. Confira mais detalhes da reunião clicando aqui.