Ceres e Syngenta renovam parceria para desenvolvimento de sorgo

25/10/2013 Agricultura POR: Agência Estado
A empresa Ceres e a Syngenta anunciaram nesta quarta-feira, 23/10, a ampliação de parceria para desenvolver o mercado de sorgo sacarino e de sorgo energia nas usinasbrasileiras de etanol.
Pelo acordo renovado, a Syngenta e a Ceres continuarão a colaborar em estudos de campo com as usinassucroalcooleiras. A Syngenta avaliará seu portfólio deagroquímicos em associação aos híbridos da Ceres. A Ceres fornecerá as sementes e apoio à pesquisa da cultura. As duas empresas coordenarão a extensão dada às usinas de etanol e desenvolverão programas de treinamento industrial, informam as empresas em comunicado.
O sorgo sacarino é uma cultura resistente que permite estender o período de produção de etanol por até 60 dias no Brasil. Ele pode ser cultivado em terra em descanso e processado utilizando o mesmo equipamento da cana. Uma vez que cresce entre 90 e 120 dias apenas, a planta exige menos água e outros insumos do que a cana. As variedades de sorgo sacarino da Ceres foram plantadas em mais de 3.000 hectares na safra passada, em mais de 30 usinas.
Plantado principalmente por sua produtividade em termos de biomassa do que por seu conteúdo de açúcar, o sorgo energia é uma cultura que pode ser utilizada como matéria-prima para a bioenergia, como aquecimento e eletricidade.