China venderá 300 mil/t de açúcar para liberar espaço em armazéns

25/01/2013 Açúcar POR: Agência Estado
A China planeja vender 300 mil toneladas de açúcar dos estoques estatais a partir de sábado (26), anunciou o ministério de Comércio nesta sexta-feira. Segundo comunicado divulgado pelo órgão em seu site, o açúcar à venda foi produzido em 2011 será leiloado por um preço mínimo de 5.430 yuans por tonelada. O país é o segundo maior consumidor mundial de açúcar.

O valor mínimo está um pouco abaixo dos atuais preços à vista, de 5.730 yuans/t. A liberação pode acrescentar pressão aos já enfraquecidos preços do açúcar. Na Bolsa de Commodities de Zhengzhou, os contratos futuros da commodity com vencimento em setembro fecharam o dia com queda de 0,4%, a 5.420 yuans/t.

A medida busca abrir espaço nos armazéns estatais, porque o governo chinês planeja estocar 3 milhões de toneladas de açúcar da nova safra para sustentar os preços locais e incentivar a produção. A China já concluiu o armazenamento de 1,5 milhão de toneladas por meio de dois leilões em 27 de dezembro e 22 de janeiro. O preço de compra foi fixado em 6.100 yuans/t, cerca de 6% acima dos valores de mercado atuais. As informações são da Dow Jones.