Chuva forte em Luiz Antônio evidencia a importância das caçambas

08/12/2020 Cana-de-Açúcar POR: Marino Guerra

Caixas de retenção conservam estradas rurais e talhões agrícolas

Duas imagens enviadas por leitores que mostram como a caçambas seguram a água na hora da chuva forte

Enfim as chuvas deram as caras de forma mais intensa, e junto com elas começam a aparecer problemas decorrentes do alto volume de água.

Ontem (08), a região de Guariba, Pradópolis e Luiz Antônio recebeu fortes pontos de precipitação (acima de 60 e, em algumas áreas isoladas, ultrapassando os 100 mm) tornando evidente a importância do desenvolvimento de ações conservacionistas na hora de constituir os talhões, como explica o agrônomo da Canaoeste, André Bosch Volpe.

“As caixas de retenção têm a função de receber as águas das estradas, controlando sua entrada nos talhões. Dessa forma elas mitigam o risco de erosão e favorecem a conservação do solo. De modo geral seu dimensionamento é feito para circunstâncias de pluviosidade média, porém em casos de chuva forte, mesmo que esses dispositivos não consigam reter a água em sua totalidade, diminuem sua velocidade de caminhamento, o que melhora sua distribuição no terreno (considerando que suas bordas estejam projetadas em nível)”.

Assim, é de fundamental importância analisar como a água será escoada na hora de planejar como será o talhão na reforma do canavial, considerando questões de sistematização (principalmente logística de tráfego de maquinário) com o histórico de caminhamento de água na área.