Chuvas e Ventos: Uberaba, Batatais, Campo Florido e Santa Cruz das Palmeiras poderão receber as brisas mais fortes deste sábado

27/08/2020 Agricultura POR: Marino Guerra

No geral da região de abrangência da Copercana, brisa deverá perder força

A previsão de brisas mais fortes, na casa dos 9 m/s na sexta-feira (27), para os municípios de Uberaba e Batatais, segundo dados publicados pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) de ontem, foi revista para baixo na cidade mineira, enquanto se manteve na localidade conhecida pelos seus belos jardins.

Contudo o sinal amarelo continua aceso ao olhar para o que pode acontecer no sábado, onde as duas localidades poderão receber brisas de 8 m/s, sopros de mesma intensidade que poderão acontecer em Campo Florido e Santa Cruz das Palmeiras.

Segundo a “Escala de Beaufort”, essa velocidade, que é próxima dos 30 km/h é o suficiente para movimentar grandes galhos e árvores pequenas, ou também, espalhar de maneira bem rápida o fogo num canavial.

Em Santa Rita do Passa Quatro, que ontem tinha a previsão de brisas de até 8,5 m/s na sexta, os produtores podem ficar um pouco mais aliviados, pois a intensidade foi revista para 7 m/s.

No restante dos municípios, a previsão é de brisas bem leves, com destaque para Morro Agudo, Viradouro, Pitangueiras, Pontal, Sertãozinho, Jaboticabal, Monte Alto e Herculândia; que deverão ter os próximos dois dias com as bandeiras se movimentando de forma bastante modesta.

Confira abaixo um resumo de como deve se comportar o tempo em cada filial 

 Barretos

Chuva zero e a previsão de brisa na casa dos 6 m/s a sudoeste por volta do meio-dia da sexta-feira parece perder intensidade para 5 m/s.

Severínia

Chuva zero e a previsão de brisa na casa dos 6 m/s a sudoeste por volta do meio-dia da sexta-feira se mantém, inclusive podendo acontecer evento semelhante no sábado.

Paulo de Faria

Chuva zero e previsão de brisa próxima dos 6 m/s a sudoeste na sexta-feira, com tendência do evento se repetir, um pouco mais forte (na casa dos 6,5 m/s) no sábado.

Frutal

Chuva zero e a previsão brisa na casa dos 6 m/s na sexta-feira perdeu força com intensidade por volta dos 5,5 m/s a sudoeste, o que poderá se repetir no sábado.

Campo Florido

Chuva zero e a previsão de brisa próxima dos 7 m/s no meio-dia da sexta-feira, a sudoeste, se mantém, podendo ganhar força (8 m/s) também próximo do almoço de sábado.

Uberaba

Chuva zero e a previsão de sudoeste pouco antes do meio-dia na sexta perdeu intensidade de 9 m/s para 8 m/s, evento que poderá acontecer no mesmo horário do sábado.

Ituverava

Chuva zero e a previsão de brisa na casa dos 7 m/s a sudoeste perto do meio-dia na sexta-feira perdeu força para 6,5 m/s, também está prevista uma brisa um pouco mais leve, na casa dos 6 m/s no mesmo horário do sábado.

Guará

Chuva zero e a previsão brisa na casa dos 7,5 m/s a sudoeste perto do meio-dia na sexta foi revista para um pico de 6,5 m/s, o sábado deverá ser tranquilo.

Guaíra

Chuva zero e previsão de brisa na casa dos 6 m/s a sudoeste no meio-dia tanto na sexta-feira, como no sábado.

Morro Agudo

Chuva zero e a previsão de brisa na casa dos 7 m/s a sudoeste perto do meio-dia da sexta-feira foi reduzida para menos que 6m/s, o sábado também deverá ser de ventos tranquilos.

Viradouro

Chuva zero e se mantém a previsão de brisas leves tanto na sexta com no sábado.

Pitangueiras

Chuva zero e se mantém a previsão de brisas leves tanto na sexta com no sábado.

Pontal

Chuva zero e se mantém a previsão de brisas leves tanto na sexta com no sábado.

Sertãozinho

Chuva zero e a previsão de brisas a 6 m/s perdeu força na sexta, no sábado os ventos também deverão estar tranquilos.

Jaboticabal

Chuva zero e a previsão de brisas a 6 m/s perdeu força na sexta, no sábado os ventos também deverão estar tranquilos.

Monte Alto

Chuva zero e a previsão de brisas a 6 m/s perdeu força na sexta, no sábado os ventos também deverão estar tranquilos.

Herculândia

Chuva zero e brisa próxima dos 6 m/s a sudoeste por volta do meio-dia tanto na sexta-feira como no sábado.

Cravinhos

Chuva zero e a previsão de brisas a 6,5 m/s perdeu força na sexta, no sábado os ventos também deverão estar tranquilos.

Serrana

Chuva zero e a previsão de brisa próxima dos 6,5 m/s a sudoeste por volta do meio-dia da sexta-feira perde força podendo chegar a 6 m/s.

Batatais

Chuva zero e a previsão de brisa próxima dos 9 m/s a sudoeste na sexta-feira se mantém, na manhã do sábado a brisa pode chegar a 8 m/s.

Santa Rosa de Viterbo

Chuva zero e a previsão de brisa próxima dos 6 m/s a sudoeste por volta do meio-dia da sexta-feira perdeu força para a casa dos 4 m/s, o sábado também deverá ser de leves sopros.

Santa Rita do Passa Quatro

Chuva zero e a previsão de brisa próxima dos 8,5 m/s a sudoeste na manhã da sexta-feira é revista para pouco acima dos 7 m/s, no sábado está previsto 6 m/s também próximo do almoço.

Porto Ferreira

Chuva zero e a previsão de brisa próxima dos 6 m/s a sudoeste perto do meio-dia da sexta-feira foi revista para cima podendo chegar ao pico de 7 m/s, no sábado, também perto do almoço a brisa deve ser pouca coisa maior que os 6 m/s mantendo o mesmo direcionamento.

Santa Cruz das Palmeiras

Chuva zero e a previsão de brisa próxima dos 7 m/s a sudoeste perto do meio-dia da sexta-feira foi revista para baixo podendo ser pouco coisa acima dos 6 m/s. Para o sábado está prevista uma brisa mais forte, podendo ter um pico de 8 m/s, também a sudoeste e próximo do almoço.

Descalvado

Chuva zero e a previsão de brisa próxima dos 6 m/s a sudoeste perto do meio-dia da sexta-feira foi revista para baixo, ficando na casa dos 5 m/s, mesmo evento deve se repetir no sábado.