Colheita da Soja e Amendoim

24/03/2021 Agricultura POR: MARINO GUERRA

Sobre sinergia e confiança como armas para vencer o clima

 

É consolidado que no verão a atenção nas áreas de cana é dividida com as lavouras de soja e amendoim, que ao contrário da cultura predominante, de natureza perene, possuem um ciclo rápido e por consequência seu desempenho está bastante ligado com as condições climáticas.
Para eles, a temporada 20/21 é com certeza uma das mais desafiadoras dos últimos anos. Em decorrência de problemas surgidos numa primavera totalmente seca, seguida de pancadas de chuva, uma pequena normalidade natalina e depois um janeiro e fevereiro com mais estiagem (se pegar a única invernada do período foram de quatro dias no início de março).
Nesse cenário, em quase todos os locais do mundo, isso seria motivo para verdadeiros desastres na produção, fazendo com que os agricultores corressem até seus respectivos governos com pires na mão implorando por ajuda.
Mas aqui é diferente, e mais uma vez o produtor agrícola mostra que é disparado o melhor do mundo. E isso são os números que mostram, tanto na soja como no amendoim, dados iniciais de colheita apontam que as produtividades serão bem próximas, e em algumas regiões chegará até a ultrapassar as médias históricas.
E tão bom quanto os agricultores, são organizações que trabalham focadas em fornecer a estrutura (tanto anterior como posterior) demandada pela atividade. Um exemplo clássico disso é a Copercana, que evolui a cada ano sua infraestrutura de recebimento, armazenamento e comercialização, tanto da soja como do amendoim, possui um corpo de profissionais altamente qualificados de especialistas, e consegue ser ágil o suficiente para entregar o insumo demandado quando a lavoura realmente pedir.
Mas a cooperativa vai além disso, como disse o seu diretor comercial agrícola, Augusto Cesar Strini Paixão, a principal característica da Copercana está na confiança que ela passa aos seus pares, e não apenas aos cooperados, mas para os compradores. E para ilustrar isso ressalta a abertura do mercado japonês, um dos mais exigentes do mundo, para o seu amendoim

A matéria completa pode ser acessada na Edição de Março da Revista Canavieiros. A versão digital pode ser baixada aqui.  

 


Evolução do maquinário, em todas as fases do ciclo, é um dos pontos que faz o amendoim ser mais eficiente a cada ano